/Prefeitura de Franca em alerta contra o Coronavírus cria Comitê de Acompanhamento

Prefeitura de Franca em alerta contra o Coronavírus cria Comitê de Acompanhamento

Em entrevista coletiva concedida na tarde de ontem, segunda-feira, em seu gabinete, o prefeito Gílson de Souza reuniu boa parte do seu secretariado e reafirmou que a Prefeitura está em alerta a adotando todas as medidas preventivas para o controle do Coronavírus. É precisa do apoio da população, formando um pacto social com ações integradas e informações corretas a respeito, completaria mais tarde o secretário de Saúde, José Conrado Netto, um dos participantes.

A doença que avança pelo mundo e também no Brasil segue alarmando as pessoas e mais cedo ou mais tarde deve chegar também à cidade, ponderou em sua fala o médico da Vigilância Epidemiológica, Homero Antônio Rosa Junior. Ele lembrou que a questão é de inteligência estratégica e evitar aglomerações, especialmente as pessoas idosas ou que estejam mais vulneráveis.

O prefeito reforçou que algumas medidas já foram tomadas nesse começo de semana, como a suspensão da realização dos Jogos dos Idosos que seriam realizados em abril, recebendo em torno de 3 mil pessoas, jogos e treinamentos das escolinhas que envolva equipes da terceira idade, aulas do AJA (Alfabetização de Adultos), também suspensos. Ele disse que o momento é de união de esforços, cada pessoa fazendo a higiene pessoal conforme as orientações da Secretaria de Saúde, lavando as mãos sempre, entre outras medidas.

Comitê de Acompanhamento

Uma outra providência adotada é a formação de um Comitê Especial de Acompanhamento e Prevenção e Combate ao Coronavírus, envolvendo as equipes técnicas das Secretarias da Saúde, da Educação, de Ação Social, representantes dos dois Prontos Socorros, das duas UPAS, mais os hospitais São Francisco/Regional e Unimed, Santa Casa/Coração e Alan Kardec, IMA e AME, no sentido de delimitarem medidas preventivas a serem colocadas em prática. A primeira reunião ocorrerá nesta terça-feira no final da tarde.

As competições envolvendo as equipes de representação da cidade estão temporariamente suspensas, inclusive os treinamentos. As escolas municipais estão frequência facultativa, onde fica a critério dos pais levarem ou não os filhos, pois não haverá faltas e nem provas nesse período. A ideia é seguir o calendário definido pelo Estado e partir da próxima semana, na medida que cada família se organizar, suspender em definitivo as aulas em todas as unidades.

As equipes de vôlei adaptado masculina e feminina que realizam os treinamentos no Champagnat e nos Centro de Convivência de Idosos tiveram as atividades suspensas a partir dessa segunda-feira. As escolinhas de iniciação também suspenderam a programação de treinamento. O Festival Águas de Março que começaria essa semana também foi adiado, o mesmo ocorrendo em relação ao Pequenique Inclusivo com a comunidade autista, que seria no Poliesportivo no final do mês. Outro encontro para discutir a temática ‘Enchentes’ na cidade, que começaria nessa terça-feira foi suspensa e deve ser programada para outra data.

Em referência a boatos que circularam nas últimas horas pelas redes sociais, de que haviam pessoas internadas em hospitais particulares da cidade com o Coronavírus, o secretário de Saúde reafirmou ser notícias falsas, pois todos registros obrigatório são notificados na Vigilância Epidemiológica e de lá, comunicados ao Ministério da Saúde. Segundo ele isso não existe, até o momento em que falava, eram 11 notificações em Franca, das quais 4 negativas e 7 aguardando resultados. Também estiveram na coletiva os secretários de Esportes e Cultura, Elson Bonifácio, de Ação Social, Eliete Neves, Serviços e Meio Ambiente, Adriano Tosta, Deyvid Silveira, de Finanças, Marlon Centeno, presidente da FEAC e Alexandre Alonso, representando o Fussol.

Nota da Secretaria de Saúde

Assinada pelo secretário de Saúde, foi divulgado no começo da semana uma Nota de Orientações  a todo o público, com o seguinte teor: “ Em virtude do avanço do número de casos positivos de Coronavírus no Brasil, no Estado de São Paulo e o número crescente de notificações de casos suspeitos em nosso município, a Secretaria de Saúde de Franca ORIENTA toda a comunidade francana a evitar aglomeração de pessoas em eventos esportivos, shows, feiras, congressos e eventos similares, a fim de evitar provável disseminação/transmissão de doenças respiratórias, dentre elas o novo Coronavírus. Salientamos que até a presente data (13/03/2020) não há casos confirmados de infecção pelo novo Coronavírus em nosso município, não excluindo a possibilidade de ocorrência de casos positivos ao longo das próximas semanas. Além desta medida de prevenção, reforçamos as orientações abaixo: – LAVE AS MÃOS FREQUENTEMENTE COM ÁGUA E SABÃO E USE ANTISSÉPTICO DE MÃOS À BASE DE ÁLCOOL GEL 70%, PRINCIPALMENTE: após tossir ou espirrar; depois de cuidar de pessoas doentes; após ir ao banheiro; antes e depois de comer. – AO TOSSIR E ESPIRRAR: cubra a boca e o nariz; use os braços ou lenço descartável; evite usar as mãos; e se usar, lembre-se de lavar bem com água e sabão; se usar um lenço, jogue-o fora imediatamente e lave as mãos; use, preferencialmente, lenços descartáveis. – PREVINA-SE: evite ficar em contato próximo a pessoas com febre e tosse; procure um serviço médico somente se apresentar dificuldade respiratória associada a sintomas como tosse e febre. – MÁSCARAS: no momento, não há recomendação para uso de máscaras para a população no geral. Quem estiver saudável não precisa se preocupar com isso. Mas todos devem sempre fazer a higienização das mãos com água e sabão ou álcool gel, e evitar contato com mucosas de nariz, boca e olhos. São cuidados simples, importantes e que devem ser frequentes para prevenir doenças contagiosas. A adesão a essas medidas simples compõem a principal estratégia de combate e enfrentamento ao novo Coronavírus.

Foto: Divulgação