/Prefeitura de Franca inaugura Centro de Referência do Autismo nesta quarta-feira

Prefeitura de Franca inaugura Centro de Referência do Autismo nesta quarta-feira

  • Uma estrutura inédita que possibilitará oferecer mais de 1,4 mil atendimentos por mês às pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). – (Fotos: Divulgação)

Acontecerá hoje, quarta-feira, 22, às 16h30, a inauguração do Centro de Referência do Autismo, uma estrutura inédita que possibilitará oferecer mais de 1,4 mil atendimentos por mês às pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A unidade é resultado de uma ação integrada da Prefeitura com a Fundação Allan Kardec, instituição contemplada mediante Chamamento Público para fazer a gestão.

O Centro de Referência do Autismo tem como objetivo oferecer atendimento especializado, promovendo o desenvolvimento da comunicação, autonomia, independência e inclusão social, em consonância com os princípios de universalidade e equidade do SUS (Sistema Único de Saúde).

Para oferecer os serviços, a Fundação Allan Kardec já estruturou um amplo ambiente, funcional e acolhedor com áreas especificas para os acompanhamentos necessários. Com um quadro inicial de 23 profissionais, a equipe conta diversas áreas de atuação: psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, fisioterapia, assistente social, psicopedagogia, integração sensorial, dois médicos (neurologista e psiquiatra), nutricionista, reabilitação e orientação e apoio às famílias, além da parte administrativa.

A unidade funcionará de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, na sede da entidade (rua José Marques Garcia, 675, Cidade Nova), tendo como público-alvo os pacientes encaminhados pela Secretaria de Saúde, mediante protocolo específico. “O Centro de Referência do Autismo (CRA) representa um grande avanço para a inclusão, garantindo desenvolvimento, autonomia e qualidade de vida para pessoas com autismo na nossa cidade”, destacou o prefeito Alexandre Ferreira.

Os atendimentos terão início já no dia seguinte, 23, com uma relação preliminar de 60 pacientes cadastrados conforme os protocolos da Secretaria de Saúde. Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone (16) 2103-3000.