/Prefeitura de Franca inicia nova etapa de testes de Covid-19

Prefeitura de Franca inicia nova etapa de testes de Covid-19

Com a previsão de atender perto de 12 mil pessoas na cidade, dos diferentes segmentos, priorizando o setor de saúde, a Prefeitura de Franca iniciou na última terça-feira uma nova etapa de testes de Covid-19 (Hi-Lab), em parceria com o Governo do Estado e o Instituto Butantan. O atendimento é direcionado e os responsáveis por cada segmento estão sendo previamente comunicados, com o agendamento de data e horários para realização em dois laboratórios credenciados e localizados na área central da cidade.

As informações iniciais é que a adesão nesses dois primeiros dias superou as expectativas, mas a realização é facultativa, não é obrigatório realizar o teste. O público alvo são os pacientes assintomáticos, de grupos com maior risco de contágio/disseminação do vírus, começando pelos profissionais de saúde (setor público e hospitais privados), relacionados com as áreas de segurança (Policias, Bombeiros, Guarda Municipal), do transporte público e alternativo (moto-frete, entrega, mototáxi, uber e outros), motoristas do transporte coletivo e contactantes (pessoas que tiveram contato com alguém confirmado para Covid) e alguns idosos e na medida do possível, outros grupos de risco.

Cada Sindicato, Cooperativa ou entidade representativa está sendo comunicada pelas equipes da Secretaria Municipal com as orientações básicas, sobre a coleta das informações, envio das relações dos nome dos pretendentes a realizar o teste. É feito o agendamento e dado o retorno confirmando data, local e horário.

O laboratório realiza um cadastro com a foto do paciente e o resultado no dia seguinte é enviado por e-mail ou SMS para o paciente, que recebe no momento da coleta um panfleto orientativo sobre como proceder após receber o resultado.  Essa é uma informação privativa de cada pessoa examinada, que terá acesso ao receber a mensagem digital no canal indicado e acessá-lo com o seu CPF. Muitas pessoas estão ligando na Vigilância que não dispõe dessas informações. Após a finalização dos testes será feita análise dos dados pela Vigilância Epidemiológica que poderá utilizá-los para adotar medidas de prevenção ou contenção.

Esse exame Hi-Lab é feito por amostra de sangue, tem caráter preventivo, onde o IGM indica se o paciente está com o vírus ativo e o IGG, se ele já teve contato com o vírus e desenvolveu anticorpos.  Em havendo resultado negativo a orientação é que a pessoa mantenha sua rotina, com os cuidados recomendados pelas autoridades sanitárias. Em sendo positivo, consta no folheto, deve buscar assistência no Pronto Socorro de Referência ‘Dr. Álvaro Azzuz’.

A Secretaria de Saúde está tendo o cuidado de agendar em média 300 testes/dia, 150 em cada laboratório. A previsão é que esses exames feitos de segunda a sexta-feira, das 10 h às 17 h nos locais citados sejam concluído até o mês de outubro. Os resultados com confirmação positiva passarão a compor os Boletins diários divulgados pela Vigilância Epidemiológica, podendo gerar um crescimento acentuado nos registros.

Cuidados redobrados

Ao mesmo tempo em que amplia a realização dos testes, o município através das suas autoridades sanitárias reforça o alerta sobre a necessidade das pessoas continuarem mantendo o distanciamento social, usarem máscara, lavar as mãos com frequência e não se expor a nenhum tipo de aglomeração. O recente avanço para a fase ‘Laranja’ não significa que a situação está tranquila, que a pandemia está indo embora, pelo contrário, o momento é de redobrar os cuidados e mobilizar esforços para que haja uma redução dos registros e na demanda por leitos hospitalares, que se encontram praticamente em seu limite.

Foto/Imagem: Ilustrativa/Divulgação