/Premiação do Concurso ‘Sabor da Educação’, realizado pela Prefeitura de Franca, acontece nesta sexta-feira

Premiação do Concurso ‘Sabor da Educação’, realizado pela Prefeitura de Franca, acontece nesta sexta-feira

  • (Foto: Divulgação)

A etapa final do Concurso ‘Sabor da Educação’, realizado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação e a Universidade de Franca, está marcada para a próxima sexta-feira, 27. Está previsto um cerimonial, às 20h30, para a entrega da premiação aos vencedores, no teatro da universidade.

O concurso é uma iniciativa, que visa ampliar e diversificar ainda mais o cardápio da merenda escolar, valorizando as merendeiras da rede municipal. Além dos profissionais, que atuam na Alimentação Escolar de Escolas Públicas das Redes Municipal e Estadual de Franca, o concurso foi aberto também aos estudantes dos Cursos de Nutrição e Gastronomia, da Universidade de Franca.

O projeto aconteceu em três etapas, tendo início em dezembro do ano passado, com seis equipes e terminará na sexta, com três times. As receitas foram preparadas e produzidas, em cada uma das etapas e os pratos degustados pelos jurados, que são três estudantes das escolas EMEB Rubens Zumestein, EMEB Christiane Dezuanni e EMEB Olívia Corrêa, previamente selecionados pelos diretores das instituições; representantes da Secretaria Municipal de Educação; docentes do curso de Nutrição e Gastronomia da UNIFRAN e nutricionistas da Alimentação Escolar. A partir das notas, os grupos passaram para as etapas seguintes.

A premiação contemplará cada participante da equipe vencedora, com uma Smart TV. Os 2º lugares receberão um smartphone cada. Todas as receitas farão parte do 1º Livro de Receitas da Alimentação Escolar de Franca.

Segundo a Secretaria de Educação, são servidas, em média, 75 mil refeições por dia, para um total de 200 escolas das redes municipal, estadual e creches parceiras, com cardápios elaborados para o atendimento nutricional de cada faixa etária, incluindo também as dietas especiais para o atendimento aos alunos que possuem restrições alimentares.

Após a final do concurso, os pratos vencedores também serão incorporados à merenda escolar.