- Encontro no Palácio dos Bandeirantes, com apoio do Fundo Social de São Paulo, discutiu a ampliação da campanha “Prevenir é a sua melhor chance”, voltada à prevenção do câncer de mama. – (Foto: Divulgação)
A primeira-dama do Estado e presidente do Fundo Social de São Paulo, Cristiane Freitas, recebeu na última terça-feira (14), no Palácio dos Bandeirantes, 10 deputadas estaduais para reforçar a campanha “Prevenir é a sua melhor chance”, lançada oficialmente na última quarta-feira. O encontro teve como objetivo ampliar as ações da iniciativa no âmbito legislativo, estimulando o acesso à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama, engajando parlamentares e lideranças municipais, além de divulgar os serviços assistenciais oferecidos pelo Estado.
Participaram da reunião as deputadas Analice Fernandes, Profª Camila Godoi, Carla Morando, Clarice Ganem, Dra. Damaris Moura, Dani Alonso, Delegada Graciela (de Franca), Fabiana Bolsonaro, Letícia Aguiar e Maria Lúcia Amary.
A presença das parlamentares reforça a importância da colaboração entre os poderes Executivo e Legislativo, o compromisso com a prevenção do câncer de mama, a divulgação de exames de mamografia gratuita e o fortalecimento da rede de cuidado à saúde da mulher.
“Mais do que uma campanha, esta é uma rede de cuidado. Contar com a parceria das deputadas é fundamental para que todas as mulheres se sintam cuidadas, conscientes da prevenção e seguras de que o Governo do Estado de São Paulo está ao lado delas. Prevenir é sempre a melhor chance”, afirmou a primeira-dama Cristiane Freitas.
Sobre a campanha
A iniciativa “Prevenir é a sua melhor chance” orienta mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, além de divulgar serviços de apoio oferecidos pelo Estado. Entre as ações promovidas estão a divulgação de exames de mamografia gratuita, além de informações sobre programas voltados à prevenção e ao acolhimento de pacientes com câncer. Com a participação das deputadas estaduais, a campanha intensifica seu alcance, chegando diretamente às comunidades e fortalecendo a rede de cuidado à saúde da mulher paulista. O lançamento, realizado em 8 de outubro no Palácio dos Bandeirantes, reuniu 109 primeiras-damas municipais.
Ações do Governo de São Paulo
O encontro também destacou políticas públicas do Governo de São Paulo voltadas à saúde da mulher, com foco em acesso e qualidade do tratamento do câncer de mama:
Rede Hebe Camargo: formada por 79 hospitais especializados em oncologia, realizou, nos primeiros sete meses de 2025, mais de 1,7 milhão de exames e 352 mil sessões de quimioterapia, com R$ 471 milhões investidos.
Hospital da Mulher: referência em oncologia ginecológica e mamária na América Latina, contabilizou quase 30 mil infusões de quimioterapia entre janeiro e agosto de 2025.
Programa Carretas Mulheres de Peito: unidades móveis de mamografia gratuita realizaram mais de 40 mil exames entre 2023 e agosto de 2025, com investimentos superiores a R$ 12 milhões.