- O PROCON Franca, Órgão de Defesa do Consumidor, orienta os consumidores sobre as compras para o Dia das Crianças, comemorado no próximo dia 12, deste mês. – (Foto Ilustrativa: Sérgio Roney/Secom)
Diante disto, o Procon orienta a fazer uma criteriosa pesquisa e avaliar não somente os preços, mas também a faixa etária, o interesse e a habilidade da criança e, se possível dar preferência aos brinquedos educativos que estimulam a coordenação motora, inteligência, afetividade, criatividade e a socialização. É necessário se certificar de que na embalagem, conste instruções de uso e de montagem, descrição exata dos itens inseridos, identificação do fabricante como nome, CNPJ e endereço ou importador, caso o brinquedo seja importado, eventuais riscos que possam apresentar à criança e o selo de certificação do Inmetro, que indica que o produto foi fabricado e comercializado, de acordo com as normas técnicas.
Sobre as formas de pagamento, se possível, sempre optar pelo pagamento à vista, para evitar parcelamentos com juros, os quais futuramente podem pesar no orçamento. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o preço de uma mercadoria permanece o mesmo para qualquer opção de pagamento, seja em dinheiro, cheque ou cartão de crédito, o comerciante não pode estabelecer valor mínimo para a utilização de cartão de crédito ou débito.
Nas compras feitas fora do estabelecimento comercial, por telefone, em domicílio, telemarketing, catálogos e Internet exija o comprovante da data de entrega que foi combinado, o prazo de desistência da compra nesses casos, é de sete dias de sua confirmação ou do recebimento do produto.
Como esta data gera um grande movimento no comércio, deixando as lojas e shoppings lotados, o ideal é sair de casa com uma definição do que pretende comprar, isso evitará perda de tempo e inibirá decisões impulsivas, sendo mais fácil comparar preços e qualidade do produto.
Além de brinquedos educativos, o Procon propõe outras opções de presentes como roupas, calçados e acessórios. Seja qual for o produto adquirido, sempre exija a nota fiscal, pois ela é a garantia de seus direitos como consumidor.
Mais informações podem ser consultadas no site do procon.sp.gov.br ou diretamente em sua sede, no Parque dos Pinhais, pelos telefones (16) 3721-4922 ou 3721-4757.