* “Fecha a Torneira, Dona Água é Ligeira”, de Karina Gera, está entre as 356 obras da Categoria Pré-Escola que integram o Guia oficial do PNLD Educação Infantil 2026–2029. - (Foto: Divulgação)
Uma obra criada no interior de São Paulo acaba de ganhar projeção nacional. A escritora e ilustradora Karina Gera, com trajetória profissional e literária construída entre Franca e Ribeirão Preto, teve o livro “Fecha a Torneira, Dona Água é Ligeira” selecionado para integrar o Guia oficial do Programa Nacional do Livro e do Material Didático, o PNLD Educação Infantil 2026–2029 ao lado de grandes editoras de circulação nacional.
Na Categoria 2, destinada à Pré-Escola, o Guia reúne 356 obras distribuídas entre os acervos 9 a 15. “Fecha a Torneira, Dona Água é Ligeira” integra o Acervo 9. O número ajuda a dimensionar a seleção. Até chegar ao Guia, a obra atravessou um processo de avaliação de aproximadamente dois anos.
O PNLD é uma política pública executada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e pelo Ministério da Educação. O programa avalia, seleciona, adquire e distribui livros e materiais destinados às redes públicas de ensino brasileiras.
As obras submetidas ao programa passam por análise de critérios que envolvem qualidade literária, adequação à faixa etária e aspectos pedagógicos, éticos e gráfico-editoriais.
Uma história que nasceu dentro de casa
A origem de “Fecha a Torneira, Dona Água é Ligeira” está em uma situação cotidiana.
Karina observava a filha brincando com a água no banheiro quando imaginou uma torneira que ganhava vida e saía atrás de uma água fujona.
Daquela cena nasceu uma narrativa rimada e bem-humorada que aproxima as crianças de temas como cuidado com a água, responsabilidade e desperdício, sem transformar a literatura em lição e sem abrir mão do humor e da imaginação.
“Depois de tantos anos escrevendo para a infância, ver uma obra minha atravessar um processo de seleção de cerca de dois anos e chegar ao PNLD é daquelas notícias que fazem a gente olhar para trás e perceber o tamanho do caminho percorrido”, afirma a autora.
Karina resume esse percurso com uma metáfora que dialoga diretamente com o universo do livro:
“Toda história é correnteza. Sabemos onde ela nasce, mas nunca sabemos até onde ela vai correr, quem vai encontrar pelo caminho ou em que lugar vai desaguar.”
A trajetória da obra também chama atenção para a produção literária feita no interior paulista. Com vínculos profissionais e culturais com Franca e atualmente radicada em Ribeirão Preto, Karina vê a chegada ao PNLD como uma oportunidade de ampliar a circulação de uma literatura produzida na região e alcançar novos leitores em diferentes partes do país.
A próxima etapa será a escolha pelas escolas participantes do programa. Entre 13 e 30 de outubro de 2026, professores e equipes escolares poderão analisar o Guia e registrar suas escolhas no sistema PNLD Gestão. Na Educação Infantil, a seleção é realizada por acervo: as escolas escolhem o conjunto de obras, e não títulos isoladamente.
SERVIÇO:
Obra: Fecha a Torneira, Dona Água é Ligeira
Autora e ilustradora: Karina Gera
Programa: PNLD Educação Infantil 2026–2029
Categoria: Categoria 2 – Pré-Escola
Acervo: 9
Código da obra: 0510P260102000002
Período de escolha pelas escolas: 13 a 30 de outubro de 2026
Site: www.karinagera.com.br
Telefone: 16 99777-1881 / E-mail: karinagera@gmail.com
Comentários