/Projeto classifica Franca como município de interesse turístico

Projeto classifica Franca como município de interesse turístico

  • Intenção é reforçar investimentos e fomentar o setor. – (Foto: Divulgação)

O deputado estadual Roberto Engler (PSB) apresentou, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, o projeto de lei 248/2021, que classifica Franca como MIT (Município de Interesse Turístico). Se aprovada, a medida significa reforço do orçamento destinado ao Turismo na cidade.

Atualmente, são 140 MITs em todo o estado de São Paulo. “A apresentação do projeto é o primeiro dos passos para que Franca possa ser incluída nesse rol. Há uma atualização periódica da lista e também pode haver a flexibilização desse número. Vamos intensificar a negociação junto ao Governo para que a nossa proposta possa avançar”, revela o deputado Roberto Engler.

Os MITs recebem anualmente cerca de R$ 640 mil em recursos estaduais por meio de convênios com o Governo do Estado de São Paulo. Em 2020, os repasses totalizaram R$ 129,9 milhões.

As parcerias são firmadas com o Dadetur (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos da Secretaria Estadual de Turismo), depois de aprovação do Conselho Municipal de Turismo de cada cidade.

A iniciativa do deputado estadual Roberto Engler ocorreu depois de sugestão apresentada pelos vereadores de Franca, Daniel Bassi (PSDB), Lindsay Cardoso (Cidadania) e Ronaldo Carvalho (Cidadania).

“Vejo com entusiasmo a possibilidade de Franca se tornar município de interesse turístico. Não apenas pelo reforço de verbas, mas também porque isso vai fomentar investimentos, movimentar o comércio, gerar empregos. Conto com a força do deputado Roberto Engler para conseguirmos esse avanço”, afirma o vereador Daniel Bassi.

Publicado no Diário Oficial da última terça-feira (20), o projeto de lei inicia a tramitação pelas comissões temáticas da Assembleia Legislativa ao longo das próximas semanas.