/Projeto “Família no Museu” promove visita mediada na Casa de Portinari

Projeto “Família no Museu” promove visita mediada na Casa de Portinari

  • Recreação, oficinas e feira de artesanato são outros destaques da programação. – (Foto: Divulgação/Museu Casa de Portinari)

O Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, em Brodowski (SP), promove visitas mediadas para famílias neste terceiro fim de semana de janeiro. Ao final da visita, que conta com atividades de leitura, jogos e brincadeiras, os participantes recebem o certificado de “Família Legal” das mãos de educadores do museu.

Outros destaques da programação são oficinas de pintura facial, de produção de fantoches e recreação infantil com o palhaço Tio Pita. Além disso, o projeto “Férias no Museu” leva jogos, brincadeiras e muita arte para a esplanada da instituição. Confira, abaixo, a programação para os próximos dias.

Família no Museu – Atividades Intergeracionais
A ação “Família no Museu” acontece no terceiro fim de semana do mês, nos jardins da Casa de Portinari. Propõe momentos de interação entre entre membros da família e valoriza a iniciativa dos pais em levarem seus filhos para conhecer museus e outras instituições culturais.

Educadores acompanham as atividades, que vão desde leituras compartilhadas até jogos e brincadeiras que remetem aos tempos de infância do menino Candinho. Ao final, recebem o certificado de “Família Legal”.

Datas: 20 e 21 de janeiro (sábado e domingo)
Horário: das 10h às 16h
Local: começa nos jardins do Museu Casa de Portinari (Praça Candido Portinari, nº 298 – Centro – Brodowski/SP)
Gratuito

Feira de Artesanato
Apoiar a economia criativa no município de Brodowski (SP) é uma das iniciativas do Museu Casa de Portinari. Para isso, a instituição promove feiras de artesanato aos finais de semana em sua esplanada, com grupos de artesãos locais que apresentam suas produções e técnicas em trabalhos manuais. A atividade gera renda, incentiva o empreendedorismo, contribui para a inclusão social e promoção da cidadania.

Datas: 20 e 21 de janeiro (sábado e domingo)
Horário: das 10h às 16h
Gratuito

Pintura facial
Na oficina de pintura facial, a proposta é desenvolver um mundo mágico a partir da paleta de cores de Candido Portinari. Por meio da aplicação dessa técnica de pintura que tanto fascina as crianças, os educadores e educadoras do museu fazem uma conexão com o universo infantil por meio das brincadeiras retratadas nas obras do artista.

Data: 20 de janeiro (sábado)
Horário: das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h
Gratuito

Recreação com Tio Pita
O palhaço Tio Pita e seu companheiro fantoche Abobrinha são os responsáveis por fazer a alegria das famílias presentes na esplanada do Museu Casa de Portinari na tarde de domingo. O artista traz interações recreativas, brincadeiras e jogos infantis que animam a criançada e promovem a valorização da cultura circense.
Data: 21 de janeiro (domingo)
Horário: das 14h às 16h
Gratuito

Férias no Museu – Oficina de fantoche de lápis
A oficina de fantoches de lápis faz parte da programação de Férias no Museu. Na oficina, os educadores do Museu Casa de Portinari orientam os participantes na construção dos fantoches a partir de EVA e canetas coloridas. As peças estimulam a imaginação e podem ser utilizadas em brincadeiras, contação de histórias e decoração de lápis.
Data: 24 de janeiro (quarta-feira)
Horário: às 10h e às 15h
Confira a programação completa do Museu Casa de Portinari no site da instituição.

Museu Casa de Portinari
Inaugurado em 14 de março de 1970, em Brodowski, o Museu Casa de Portinari, instituição do Governo do Estado de São Paulo administrada pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo em parceria com a ACAM Portinari – Organização Social de Cultura, tem como edificação a antiga residência de Candido Portinari e representa a forte ligação do pintor com sua terra natal, origens e laços familiares.
É o local onde ele realizou suas primeiras experiências com pinturas murais e se aprofundou na técnica ao passar dos anos. Entre os ambientes que mais se destacam, estão o ateliê, com os objetos de trabalho do artista, e a “Capela da Nonna”, que Portinari pintou para sua avó.

Serviço:

Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 9h às 18h; às quartas-feiras, o horário é estendido até às 20h.
Entrada: gratuita
Endereço: Praça Candido Portinari, nº 298 – Centro, em Brodowski (SP).
Informações: (16) 3664-4284
YouTube: /casadeportinari
Instagram: @museucadeportinari
Facebook: /museucasadeportinari