/Relógio do Sol, em fase final de restauração, será entregue dia 6 de dezembro

Relógio do Sol, em fase final de restauração, será entregue dia 6 de dezembro

Após um forte temporal em Franca no final de 2017, o Relógio do Sol – considerado um patrimônio histórico da cidade – foi danificado. A Prefeitura interditou o local e desde então vem cumprindo uma série de etapas para a restauração do monumento. Depois de todos os trâmites, o Relógio do Sol será entregue no próximo dia 6 de dezembro, com uma programação especial de reinauguração.

O restauro já está em fase final e a previsão é que a reconstrução total esteja finalizada na próxima semana. A entrega aconteceria no dia 28 de novembro, aniversário da cidade, mas considerando a programação extensa de festividades dos 195 anos, a Prefeitura decidiu fazer um evento exclusivo para a entrega do monumento, um cartão-postal da cidade.

A cerimônia oficial de entrega será na Praça Nossa Senhora da Conceição, a partir das 14 horas. O município através da Secretaria de Esportes, Artes, Cultura e Lazer, organizou diversas atividades e atrações como apresentações de dança e música, espetáculo da Banda Municipal e Fanfarra, pintura facial, brinquedos, além de pipoca e algodão-doce para a população, tudo gratuito.

O Relógio do Sol

Localizado na Praça Nossa Senhora da Conceição, no Centro da cidade, o Relógio do Sol foi construído e montado entre 1886 e 1887 pelo capuchinho francês Frei Germano de Annecy, que viveu por vários anos no Brasil.

O monumento, juntamente com outro exemplar existente na cidade francesa de Annecy, são os únicos existentes no mundo. Ele fica virado para a fonte luminosa da Praça, onde o quadrante leste marca as últimas horas da manhã e o quadrante oeste as primeiras horas da tarde, até o anoitecer.

Na face Norte do relógio há um diagrama gravado na coluna de mármore. Ele tem como função indicar a posição do sol ao meio-dia, em sua passagem pela constelação zodiacal. Existem quatro mostradores de horário, um mostrador zodiacal e a posição de Franca na esfera celeste.

Foto: Divulgação