/Rodada de Negócios Internacionais calçadista traz 30 importadores a Franca

Rodada de Negócios Internacionais calçadista traz 30 importadores a Franca

  • 1ª FBR – realizada em novembro de 2021. – (Foto/Arquivo: Wilker Maia/ACIF)

Promovido pela ACIF, Prefeitura Municipal, Invest-SP e Sebrae-SP, evento acontecerá entre 25 e 27 de abril

A ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca), a Prefeitura Municipal, a Invest-SP e o Sebrae-SP realizarão, entre 25 e 27 de abril, a 2ª FBR (Franca Business Round): Rodada de Negócios Internacionais que promoverá o encontro de 30 fábricas de calçado e 30 importadores de oito países das Américas do Sul e do Norte, para fomentar a exportação local.

“O setor calçadista é um dos principais motores da pauta exportadora de Franca, representando 42% de seu total”, afirma o presidente da ACIF, Tarciso Bôtto. “Só em 2022, o setor faturou US$ 92 milhões em exportação, movimentando a nossa economia. Quando falamos em emprego, o segmento assina 17.105 carteiras de trabalho e a FBR vem para alavancar essa geração de emprego e renda em nossa cidade”, completa.

O prefeito de Franca, Alexandre Ferreira, expõe como a mecânica da iniciativa foi pensada para propiciar geração de negócios. “A FBR tem uma importância muito grande. A ideia é que a gente possa trazer pessoas de outros países, que são responsáveis por importação de produtos, inclusive financiando a viagem deles, para que, estando aqui, possam negociar com a indústria francana os nossos produtos, que são de ótima qualidade, que podem ser comercializados em qualquer lugar do mundo”, afirma.

De acordo com o presidente da Invest-SP, Rui Gomes Júnior, a FBR é vista pela Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade como uma iniciativa de sucesso. “Levamos para as empresas de Franca a expertise que a InvestSP tem para promover a exportação, pois acreditamos que o processo de expansão do mercado consumidor é essencial para o crescimento da nossa indústria. O sucesso da primeira edição mostra a competitividade dos parceiros da região e a importância de iniciativas como essa para fortalecer os polos produtores de São Paulo”, disse.

O gerente regional do Sebrae-SP, Vinícius Nóbrega, afirma que a FBR oportuniza o fortalecimento da indústria local. “Aumentar o faturamento das empresas a partir de ações como rodadas de negócios é um dos principais pilares do Sebrae em relação ao aumento à competitividade dos negócios. O calçado, em Franca, é importantíssimo na criação de empregos e obtenção de renda e acessar novos mercados internacionais possibilita ao empreendedor equilibrar receitas e custos em moeda internacional. Fortalecer a indústria é fortalecer, também, todos os outros segmentos”, diz.

Sobre a rodada de negócios

A abertura da FBR 2023 acontecerá no dia 25 de abril, no auditório do Senai, das 8h às 9h, e contará com as presenças dos participantes da Rodada e autoridades. Na sequência, importadores e exportadores seguirão até o Espaço Cedro, local em que os estandes das marcas estarão montados com estrutura para exposição de produtos e reuniões de negócio, que se estenderão até às 19h. No dia seguinte, as negociações serão retomadas às 8h e seguirão até às 19h. A entrada ao recinto é restrita aos participantes em todos os dias.

Já o dia 27 será reservado para que os importadores conheçam parte da infraestrutura de Franca por meio de visitas ao parque industrial e instituições de fomento econômico. A FBR é realizada com o apoio institucional do Sindifranca (Sindicato da Indústria de Calçados de Franca), Associação Comercial de São Paulo, Senai e Francal, esta última responsável por toda estrutura de estandes do evento.

As fábricas participantes terão o apoio do DNI-ACIF (Departamento de Negócios Internacionais da ACIF) antes e durante a Rodada, seja na preparação das empresas para o evento ou na tradução no decorrer das negociações. A FBR oferecerá, ainda, assistência às operações de câmbio do Travelex Bank com suporte para operações logísticas da Race Operações Logísticas, assessoria em Despacho e Desembaraço Aduaneiro pela Intercargo de Franca e Cargo Service e apoio financeiro da ACCredito: fintech financeira da Federação das Associações Comerciais do Estado de SP.