O coanching especializado é uma solução, entenda – (Foto: Divulgação)
Você sabe o que é coaching para crianças e adolescentes? É a mais inovadora e poderosa ferramenta para o desenvolvimento infantil, trabalha a inteligência emocional e os talentos individuais.
O Coaching é um processo que cada vez ganha mais espaço no Brasil, nos últimos 15 anos ele vem sendo utilizado por pessoas, profissionais e organizações que desejam conquistar resultados assertivos, em diferentes aspectos e contextos. Trata-se da melhor e mais eficaz metodologia de desenvolvimento e capacitação humana existente na atualidade.
Ele pode e deve ser aplicado em qualquer âmbito da vida humana e, entre os nichos nos quais a metodologia atua, podemos destacar o Coaching Pessoal, Coaching Profissional, Coaching Nutricional, Coaching Financeiro, entre muitos outros. Nesse sentido, há ainda, uma nova modalidade de Coaching que vem conquistando cada vez mais adeptos: o Coaching para crianças.
As crianças se diferem umas das outras e estão em constante desenvolvimento, por conta disso, algumas delas podem precisar de acompanhamento profissional e uma maior dedicação dos pais. Mas afinal, como auxiliar a criança na construção da sua autonomia e autoestima? Como fazer com que ela tenha controle emocional? Como promover um diálogo que estimule seu desenvolvimento nessa fase tão importante da sua vida? É justamente essa a proposta do Coaching para crianças.
O processo não possui como objetivo, estimular problemas e aspectos da vida adulta e nem ocupar o papel dos pais. A metodologia visa, através de técnicas e ferramentas específicas e abordagem adequada, provocar questionamentos na criança, ajudá-la a encontrar novas soluções e assumir responsabilidades de acordo com a sua idade.
Assim, o Coaching para crianças é um processo altamente eficaz para auxiliar e contribuir com o desenvolvimento infantil, pois conecta a criança com suas emoções, a ajuda a se expressar melhor e interagir socialmente, aprimora seus talentos e a ampara quanto a futuros desafios. Além disso, a pratica altera comportamentos negativos e inadequados — como timidez excessiva, ansiedade, teimosia, carência, apatia, desinteresse, preguiça, agressividade, medo, insegurança, rebeldia e déficit de atenção e até depressão. O método também é eficaz em momentos de mudança ou em situações em que a criança precisa de foco, como nos estudos ou competições esportivas, contribuindo com o seu processo de descobertas.
Como é elaborado o processo de Coaching para Crianças?
Por se tratar de um processo com crianças, alguns aspectos se diferem do método aplicado à adultos. A primeira questão a ser considerada é a idade da criança. Seu desenvolvimento é dividido em quatro fases, segundo a Master Coach Aline Salvi e todas têm a sua devida importância.
“Fase um, do nascimento aos 2 anos: nesse período, a criança não possui linguagem e ações lógicas; Fase dois, de 2 anos a 6 anos: caracteriza-se pela fase do desenvolvimento, é marcada pelo início do pensamento com linguagem através de jogos, imitação e imagem mental. Aqui, a criança entra em contato com regras e valores e passa a ter noção do que é certo e errado; Fase três; de 7 anos a 11 anos: a criança começa a ver lógica nas coisas, adquiri conhecimento, age com inteligência operacional e tem noção de espaço e tempo; E por fim a quarta fase, de 11 a 12 anos: nessa fase, a criança realiza ações com base em hipóteses e deduções, não somente de forma objetiva.”
Portanto, o processo de Coaching pode ocorrer através de orientações aos pais de crianças a partir de 2 anos, já para o método formal, através de sessões estruturadas, o ideal é que a criança tenha a partir de 6 anos de idade, dessa forma, ela já entende alguns comandos e sabe expor o que está sentindo, ainda que seja através de desenho ou reações diante de uma ação do Coach. Todo cuidado é tomado para que o profissional não assuma em momento algum o papel dos pais e/ou dos tutores, pois o objetivo é preparar essa criança para um relacionamento mais saudável com os pais, familiares e com o mundo de forma geral.
Por isso, a primeira etapa do Coaching para crianças é a autorização e entrevista com os pais, que apontam como é o comportamento e a personalidade da criança, bem como os aspectos que eles desejam aprimorar no filho. A partir daí,a segunda etapa é iniciar o processo, aplicado técnicas por meio de diálogos, dinâmicas, brincadeiras com massinha de modelar, pintura e teatro e vivências em grupo, tudo com foco no desenvolvimento e aprimoramento de aspectos como raciocínio, memória, imaginação, criatividade, emoção e interação.
O Coach também deve compreender o ritmo da criança e realizar todo o processo com linguagem adequada à cada idade. Em geral, o “eu” interno das crianças é conectado genuinamente de modo lúdico, cativante e divertido, promovendo o desenvolvimento e sociabilidade de forma saudável e feliz. Se necessário, os pais devem acompanhar as sessões e participar do andamento de todo o processo.
Os Benefícios do Coaching para crianças são inúmeros e diante de tantos benefícios, nota-se que o Coaching para crianças, pode ser benéfico para toda a vida dessa criança, indo da fase da adolescência até a fase adulta. Todos ao redor irão usufruir (os pais, familiares, professores, tutores e amigos) dos resultados e ganhos comportamentais com o processo.