/Saiba sobre a Dengue, sintomas e como prevenir

Saiba sobre a Dengue, sintomas e como prevenir

Dr Rubens Pereira dos Santos 01

O número de casos de dengue nas quatro primeiras semanas do ano aumentou consideravelmente se comparado ao mesmo período no ano de 2014.

Um dos principais agravantes é a crise hídrica que estamos vivendo nos últimos meses, que faz com que muitas pessoas estoquem água em casa sem segurança. Assim sendo, a seca apresenta uma situação de risco maior para a proliferação da Dengue, transmitida pelo mosquito Aedes aegypt, inclusive com risco de infecções pela virose CHIKUNGUNYA, transmitido pelo mesmo mosquito.

Segundo o médico infectologista Rubens Pereira dos Santos (foto com este colunista), do Regional Hospital e Maternidade, o vírus da dengue possui quatro variações: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. “Todos os tipos de dengue causam os mesmo sintomas. Quando uma pessoa é infectada com um determinado tipo de vírus, cria anticorpos no seu organismo e não irá mais contrair a doença por esse mesmo vírus, mas ainda pode ser infectada pelos outros três tipos. Isso quer dizer que só é possível pegar dengue quatro vezes”.

Rubens ainda disse que, embora pareça pouco agressiva, a doença pode evoluir para a dengue hemorrágica e a síndrome do choque da dengue, caracterizadas por sangramento e queda de pressão arterial, o que eleva o risco de morte.

A melhor maneira de combater esse mal é atuando de forma preventiva, impedindo a reprodução do mosquito, já que não existe um tratamento efetivo para a doença. Em 2015 já são mais de 224 mil casos de dengue no Brasil com aumento superior a 160% e o Estado de São Paulo ocupa o 3º lugar atrás somente do Acre e Goiás com 281 casos para cada 100.000 habitantes.

Na cidade de Franca, até 2013, já foram mais de 650 casos notificados (com 213 casos confirmados entre locais e importados).

Devemos suspeitar da dengue quando houver a suspeita da presença do mosquito na região e o paciente apresentar os seguintes sintomas:

* Febre alta e constante (2 a 7 dias) com início súbito (39° a 40°C);
* Forte dor de cabeça;
* Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos
* Perda do paladar e apetite;
* Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e * membros superiores;
* Náuseas e vômitos;
* Tontura;
* Extremo cansaço;
* Moleza e dor no corpo;
* Muitas dores nos ossos e articulações;
* Dor abdominal (principalmente em crianças).