/Saúde amplia vacinação contra Influenza para todos os públicos em Franca

Saúde amplia vacinação contra Influenza para todos os públicos em Franca

  • (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Saúde de Franca anunciou ontem, segunda-feira, 15, a ampliação do público alvo da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza na cidade, para pessoas a partir de 6 meses de idade.

A medida atende a uma orientação do Ministério da Saúde, tendo em vista, que o município conta com doses suficientes para o atendimento da população. Até a última sexta-feira, estavam sendo atendidos apenas os grupos considerados prioritários, como crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes; puérperas até 45 dias; povos indígenas; trabalhadores da saúde; idosos com 60 anos e mais; professores das escolas públicas e privadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; deficiência permanente; profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade, sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

A vacina está disponível nas UBS’s Aeroporto 1, Progresso, Ângela Rosa, Santa Clara, Guanabara, Estação, Horto, Leporace, Paulistano, Aeroporto 3, Santa Terezinha, Paulista, Planalto, Brasilândia e São Sebastião, no horário das 8 às 19h, onde as pessoas deverão comparecer, munidas de um documento de identidade com foto, a carteira de vacinação e o cartão para comprovação das doses recebidas de Covid-19. É recomendável o uso de máscara de proteção para o acesso às UBS’s. As pessoas que tomaram os imunizantes contra a Covid-19 ou contraíram a doença, deverão aguardar o prazo de 30 dias para receberem a vacina contra a Influenza.

A campanha contra a Influenza, que será realizada até o dia 31, deste mês, permite minimizar a carga e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários, além de reduzir a sobrecarga sobre os serviços de saúde.

Segundo a Secretaria de Saúde, até o momento, foram aplicadas 23 mil doses da Influenza.