- Evento tem parceria da Faesp, Senar, Sindicato Rural de Franca e Franca Shopping, além do apoio institucional da Associação dos Cafés Especiais da Alta Mogiana (AMSC). – (Foto: Divulgação)
O Sebrae-SP realiza, entre sexta-feira e domingo, 5 e 7 de dezembro, o 1º Encontro de Cafés Especiais de Franca, no Franca Shopping, oferecendo uma imersão completa no universo dos cafés especiais. Inédito na cidade, o encontro busca aproximar o público da cultura cafeeira, fortalecer o consumo consciente e dar visibilidade aos produtores e marcas da Alta Mogiana.
Com o slogan “Mais que café. Uma experiência completa”, o evento foi estruturado para criar conexões entre produtores, torrefadores, baristas, empreendedores e consumidores apaixonados por cafés de alta qualidade. O encontro é promovido pelo Sebrae-SP, em parceria com a Faesp, o Senar, o Sindicato Rural de Franca e o Franca Shopping, além do apoio institucional da Associação dos Cafés Especiais da Alta Mogiana (AMSC).
A atmosfera movimentada do shopping neste período do ano favorece a troca entre expositores e visitantes. Para Angelique Apolinário, gerente de Marketing do Franca Shopping, receber o evento é motivo de entusiasmo. “Estamos falando de um encontro organizado pelo Sebrae, que traz credibilidade e reforça a importância do café para nossa cultura e região. É uma oportunidade de fomentar pequenos empresários e empreendedores que buscam visibilidade. Este final de ano é um momento de grande movimento no shopping e, com certeza, o evento agrega muito à experiência do público”, afirmou Angelique.
Além de divulgar a cultura do café especial, o encontro desempenha papel essencial na formação do consumidor. Segundo Rafael Amorim, proprietário do Café Torra 75, a iniciativa contribui diretamente para elevar o nível de conhecimento da população. “A população ainda carece de informação sobre o café especial. O evento traz workshops, torra ao vivo, métodos de preparo… tudo isso ajuda a quebrar objeções e convidar as pessoas para o mundo dos cafés especiais”, explicou Rafael.
Para os expositores, o encontro também representa uma vitrine para mostrar o valor da produção regional. Michele Moscardini Totoli, proprietária do Café Fazenda Limoeiro, reforça essa importância. “Estar no Franca Shopping nessa época de Natal é muito importante para divulgar o que é o café especial e por que ele é especial. Muitas pessoas ainda têm dúvidas, e essa visibilidade é essencial. O Sebrae tem dado um suporte de 101%. Para nós, isso é fundamental para difundir um produto tão importante para a Alta Mogiana, mas ainda pouco divulgado”, destacou Michele.
O evento também fortalece a cadeia produtiva do café e evidencia sua relevância econômica na região. Para João Paulo Arciprete, consultor de Agro do Sebrae-SP, o encontro integra todos os elos do segmento. “O Sebrae-SP trabalha desde o produtor até as marcas e torrefações. Apoiar esse ecossistema neste período ajuda a potencializar vendas e qualificar o público sobre café especial. Além disso, o café movimenta o turismo da região. Realizar o evento dentro de um shopping, com apoio do Senar, Sindicato Rural, Faesp e AMSC, é fundamental para fortalecer esse cenário”, afirmou João Paulo.
Segundo Martha Grill, gestora da Associação de Cafés Especiais da Alta Mogiana (AMSC), o encontro de cafés especiais é muito mais do que vender um pacotinho de café torrado. “É a oportunidade de unir marcas regionais, consumidores e profissionais em um mesmo espaço para fortalecer uma cultura de pertencimento, identidade e valorização do nosso território”.
Ela explica que, ao trazer especialistas do Brasil e da própria região para conduzir workshops, o evento “capacita tanto o público consumidor, que passa a entender melhor e valorizar ainda mais a bebida, quanto os profissionais da cadeia produtiva, que se qualificam em temas como torra, água e extração e conseguem elevar o padrão de atendimento das cafeterias e torrefações, aproximando nossos serviços daqueles encontrados nos grandes centros”.
“O encontro planta uma semente real de valorização do que é produzido aqui na nossa terra, reconhecendo o esforço de todos que transformam o café em grão torrado e em bebida, e mostrando que cada pessoa envolvida faz parte de um todo maior que fortalece nosso território e contribui para uma vida mais digna para todos. E essa iniciativa só é possível graças ao Sebrae, pois é um grande parceiro da Associação de Cafés Especiais da Alta Mogiana e compreende profundamente a importância da indicação geográfica, do fortalecimento do território e da construção de uma identidade regional sólida, apoiando permanentemente essa caminhada de melhoria contínua”, finalizou Martha.
Horários de funcionamento do encontro:
Sexta-feira: das 10h às 22h
Sábado: das 10h às 22h
Domingo: das 12h às 20h
PROGRAMAÇÃO COMPLETA:
SEXTA-FEIRA – 05/12
15h30 – Workshop Torra ao Vivo
- Fases da torra e desenvolvimento da torra do café especial
17h – Workshop AMSC
- Martha Grill — Importância da IG e do selo de origem dos cafés especiais
18h – Workshop Torra
SÁBADO – 06/12
12h – Workshop ZAAZ
- Thais — Drink de café não alcoólico e preparo de café de qualidade em casa
13h – Campeonato Filtrado
16h – Bruno Megda
- Cup Taster Experience
17h – Flavia Lancha
- Importância econômica do café na região da Alta Mogiana
18h – Marcos Kim
- Especialista em pós-colheita e quality
DOMINGO – 07/12
11h – Workshop Ver Para Crer
- Thiago Motta
12h – Workshop Unifran
- Harmonização
13h – Workshop Ver Para Crer
- Thiago Motta
15h – Workshop AMSC
- Martha Grill — Degustação guiada dos cafés brasileiros
16h – Workshop Unifran
- Harmonização










