- Vinicius de Faria, médico psicogeriatra e cofundador da Bem te que quero 60+ – (Foto: Divulgação)
Com o aumento da expectativa de vida da população madura, profissionais da Bem te quero 60+ reforçam a importância do cuidado com a saúde mental nessa fase da vida
O mês de setembro também serve de alerta para o bem-estar físico e emocional dos maduros. Esses cuidados merecem atenção, já que a população com mais de 60 anos está com expectativa de vida cada vez maior. E durante o mês conhecido como Setembro Amarelo, campanha internacional de prevenção ao suicídio e promoção da valorização da vida, profissionais da Bem te quero 60+ reforçam a importância do cuidado com a saúde mental dos maduros.
De acordo com o médico psicogeriatra e cofundador da Bem te que quero 60+, Vinicius de Faria, quanto melhor for a saúde mental, em termos emocionais e cognitivos, maior a chance de conseguir preservar a independência para poder continuar fazendo as atividades básicas da vida diária por mais tempo. E para a manutenção de uma vida saudável e uma boa saúde mental, ele recomenda a prática de sete pilares que contribuem para prevenir grande parte dos transtornos, como depressão, ansiedade, além de preservar a saúde cognitiva.
“Os sete pilares são: a estimulação; o desenvolvimento de inteligência emocional para conseguirmos lidar melhor com as emoções, com as situações de vida; o controle do estresse; a gestão dos relacionamentos; a alimentação saudável; a prática regular de atividades físicas e a gestão do sono”, acrescenta o médico psicogeriatra.
Além disso, incentivar as pessoas maduras a terem mais interação social é fundamental para promover seu bem-estar e qualidade de vida. A interação com outras pessoas ajuda a prevenir a solidão e o isolamento social, que estão associados a problemas de saúde mental, como depressão e ansiedade.
A neuropsicóloga e mestre em neurociências, Maria Carolina Fontana Antunes de Oliveira, destaca algumas dicas para incentivar a interação social em pessoas maduras:
• GRUPO DE INTERESSES COMUNS: a participação em grupos de interesse comum como clubes de leitura, grupos de caminhadas ou aulas de arte oferece oportunidades naturais de socialização.
• TECNOLOGIA: utilize a tecnologia para diminuir distâncias. Dispositivos e aplicativos são uma ferramenta importante para se conectar com amigos e familiares, mesmo a distância.
• EVENTOS E VOLUNTARIADO: a participação em feiras, eventos esportivos ou grupos de voluntariado são uma boa oportunidade para conhecer novas pessoas e interagir com elas.
• FAMÍLIA E AMIGOS: a visita regular de familiares e amigos, bem como o envolvimento conjunto em atividades sociais também são grandes aliadas da integração social.
• LOCOMOÇÃO: é importante ter acesso a meios de transporte para que possam participar de atividades sociais fora de casa.
• AUTONOMIA E INDEPENDÊNCIA: mantenha a autossuficiência e independência, de modo que se sinta capaz de participar ativamente da vida social.
Vale lembrar que a interação social deve ser voluntária e é preciso respeitar seus limites e preferências individuais, bem como a prevenção da depressão envolve um esforço conjunto de cuidado físico, emocional e social. “Encorajar as pessoas a buscarem um estilo de vida equilibrado, com foco na manutenção da saúde mental e bem-estar emocional é importante, assim como é necessário estar atento a sinais de depressão para que a ajuda profissional seja acessada quando necessário”, completa Maria Carolina.
A Bem te quero 60+ é uma das startups de sucesso do interior paulista. Situada em Ribeirão Preto, a plataforma pioneira conecta adultos com 60 anos ou mais a uma rede de profissionais e serviços especializados em longevidade e bem-estar. A startup une tecnologia e inovação em prol da maturidade com autonomia e independência.
Mais informações: http://www.bemtequero.com