/Teatro! Com direção de Regina Duarte, drama “A volta para Casa” chega a Franca

Teatro! Com direção de Regina Duarte, drama “A volta para Casa” chega a Franca

Regina Duarte e Elenco_Ivisson Miranda

O palco do Sesi Franca recebe duas apresentações do espetáculo A Volta para Casa, texto do romeno Matéi Visniec que ganha montagem sob o olhar da consagrada atriz Regina Duarte. Além de assinar a direção, Regina também é a responsável pela adaptação do texto e concepção do cenário e figurino.

As apresentações serão nos dias 12 de dezembro, sábado, às 20 horas, e 13 de dezembro, domingo, às 19 horas. A curta temporada tem ingressos gratuitos que podem ser reservados pelo sistema “Meu Sesi” na página www.sesisp.org.br/meu-sesi.  Alguns exemplares também serão distribuídos 2 horas antes do espetáculo. A iniciativa faz parte do projeto Sesi Viagem Teatral que oferece à sociedade peças gratuitas e contribui para disseminar produções de qualidades, com grandes nomes da dramaturgia, a diversos públicos.

A montagem em um único ato faz parte da coletânea Cuidado com as Velhinhas Carentes e Solitárias e é encenada pelo Grupo de Estudos de Dramaturgia e Interpretação de Textos, coordenado por Regina Duarte desde novembro de 2013. O grupo é formado por diretores, atores e pesquisadores que desejam criar um banco de textos de dramaturgia de qualidade, já existentes ou adaptados, e promover novas e renovadas formas de expressão e interpretação.

A Volta para Casa 1_VICTOR LEMINI

O texto leva ao público, em tom casual de uma conversa diária, os mais importantes temas que dizem respeito à condição humana como o sentido da vida e da morte, o valor das coisas e das pessoas, a tensão entre indivíduo e sociedade. A peça surpreende por seu desfecho inusitado e pela riqueza de imagens criadas. O enredo chama a atenção para o insólito do cotidiano que se insiste em ignorar. Um espetáculo que faz sorrir pensando e pensar sorrindo.

Em tempos de conflitos armados por todo o mundo, ameaças e atentados terroristas, a obra de Visniec é atual por retratar o trauma da guerra e como certos valores sociais são perdidos em momentos extremos, em uma clara denúncia à condição alienada e fragmentada do homem contemporâneo. O autor ilustra a devastação da guerra a partir de um recorte lamentável encontrado na Faixa de Gaza mas que pode ser estendido para qualquer outra zona de conflito do globo.

Nesse cenário de guerra, um jovem soldado aprende a observar seus inimigos que vivem do outro lado da rua, uma mulher tenta cruzar a fronteira para retornar a seu país de origem e um general percorre o campo de batalha, convocando os soldados para o desfile do Grande Perdão. Fazem parte deste grupo, interpretados por 16 atores em cena, os desaparecidos, os desmemoriados e outros tantos.

A Volta para Casa estreou em outubro de 2014 no Teatro MuBE Nova Cultural. Em 2015, fez curta temporada no Teatro Sérgio Cardoso, inaugurou o espaço do Projac (Rede Globo) para espetáculos, seguiu em temporada no Top Teatro de agosto a novembro e fecha o ano com sete apresentações em quatro unidades do Sesi/SP.

 
Fotos: Divulgação/Sesi