Com investimento de R$ 120 mil, a plataforma de vendas on-line Giga Varejo será lançada neste mês para comercializar produtos de vestuário, calçados e acessórios; adesão é gratuita, com retorno de 100% do preço de atacado
O empreendedor Luis Eduardo Martins comanda duas empresas em Franca – (Foto: Divulgação)
Com apenas 21 anos de idade, cinco deles dedicados ao e-commerce, o jovem empreendedor Luis Eduardo Martins, de Franca (SP), à frente das empresas 7M Boots (loja virtual de botas texanas) e Agência EVA Commerce (desenvolvimento de website para e-commerce e aplicativos), vai lançar um marketplace para atender os pequenos e médios fabricantes de vestuário, calçados e acessórios da cidade. O Giga Varejo ( http://www.gigavarejo.com.br ) nasce durante a pandemia do novo coronavírus, com investimento de R$ 120 mil, para ajudar os pequenos e movimentar a economia do município.
A plataforma de vendas on-line já estava nos planos do empresário e a Covid-19 acelerou o processo para tirar o sonho do papel. “Quando vi meus amigos fechando as portas dos seus negócios me sensibilizei. Quero ajudar não só a eles, mas todos os pequenos fabricantes da cidade, a sobreviver a esta crise. Meu foco é ajudar a manter os empregos, contribuir de alguma forma para a retomada do desenvolvimento econômico de Franca”, diz Luis Eduardo.
O isolamento social durante a pandemia contribuiu positivamente para o setor de e-commerce e o boom das vendas pela Internet praticamente obrigou as empresas e marcas a migrarem para o comércio eletrônico. O empresário investiu R$ 120 mil na plataforma, que será lançada ainda em julho pela EVA Commerce.
Há menos de um ano no mercado, a agência especialista no desenvolvimento de website para e-commerce e aplicativos (layout, identidade visual e funcionalidades) nacionais e internacionais, é fruto de uma parceria com a Nuvemshop – uma plataforma de e-commerce considerada líder na América Latina com mais de 40 mil lojas ativas.
O Giga Varejo será uma vitrine de vestuário, calçados e acessórios para os PMEs (pequenos e médios) fabricantes de Franca, que terão a oportunidade de marcarem presença no mundo digital, por meio de uma operação estruturada, que oferece serviços com segurança e logística. Para fazer a adesão é preciso apenas ter CNPJ ativo estabelecido na cidade e, no mínimo, 10 modelos do seu produto. Inicialmente, a plataforma é exclusiva para empresas francanas, mas a equipe da EVA já avalia a expansão para outras regiões.
A plataforma
A Giga Varejo ( http://www.gigavarejo.com.br ) tem layout interativo e de fácil usabilidade. Com gerenciamento simples e por meio de dispositivos móveis (Android e iOS), a plataforma possui integração com os maiores players do mercado, na categoria de envios (Agência dos Correios Santos Dumont, de Franca) e de pagamento (Pagar.me).
A equipe do marketplace vai oferecer assessoria para ajudar seus usuários a montarem suas páginas, a fim de garantir autonomia do fabricante. Além disso, disponibiliza toda a logística de uma loja virtual com dados como vendas, controle financeiro, chamados de clientes (troca, reclamações, devoluções) e área de chat (para suporte técnico).
A adesão é gratuita e o fabricante receberá 100% do preço de atacado. Outros serviços associados, como fotografia dos produtos e consultoria diária para atualizar a loja, também serão disponibilizados com preços acessíveis.
“É importante ressaltar que, para garantir um serviço de qualidade, experiência de compra e excelência no atendimento ao consumidor, vamos prezar por produtos de primeira linha e, as marcas que tiverem 40% de reclamação ou atrasos na entrega, não serão mantidas na plataforma”, explica Luis Eduardo.
SERVIÇO:
Plataforma de vendas Giga Varejo
Lançamento: julho
Site: http://www.gigavarejo.com.br
Informações para adesão: (16) 99312-8168 / contato@evacommerce.com.br
A HISTÓRIA DO EMPREENDEDOR
Luis Eduardo Martins descobriu seu dom para os negócios aos 16 anos, quando começou a vender itens usados e parados em casa e na dos familiares – como máquina de datilografia, celular – nas páginas do Facebook de compras, vendas e trocas. “Meu pai tinha uma banca de pesponto, minha mãe era coladeira. Acabei o Ensino Médio, precisava trabalhar. Cheguei a ter experiência como sapateiro, em alguns setores da produção, mas eu não gostei, não queria isso”, diz.
Em um mês e meio ele vendeu tudo e viu que tinha habilidade para o comércio. “Um dia peguei carona com meu pai, quando ele foi levar serviço numa fábrica de botas texanas, voltei para casa, pesquisei sobre o produto na Internet e vi que só tinha quatro empresas com loja virtual. A partir daí comecei a investir meu tempo pensando num negócio”, conta.
A parceria com o dono da fábrica começou com um par de botas, no outro dia outro par, depois uma grade inteira, até que em seis meses a casa de Luis Eduardo ficou cheia de caixas de botas, em todos os cômodos. As vendas eram apenas pelas redes sociais e celular, com a ajuda da mãe, que até hoje é responsável pelo Financeiro.
Então o “negócio ficou sério”, como ele brinca. A família comprou um terreno, construiu um barracão para guardar o estoque e entrou no e-commerce com uma loja virtual e marca própria: a 7M Boots.
Dois anos se passaram e, em janeiro de 2019, ele abriu a sua própria fábrica. “Estava com três fornecedores, todos da cidade, mas com custo alto e inviável. Com o investimento reduzi em 50% o custo fixo, e a produção ficou por conta do meu pai, que já tinha experiência, e do meu irmão”, diz Luis Eduardo, que atua na área de Tecnologia.
A família toda trabalha unida. O outro irmão é responsável pelo Telemarketing (20 pessoas) e a irmã caçula e sua equipe (3 pessoas) gerenciam as redes sociais. Oito meses depois nasceu a Agência EVA Commerce, com soluções focadas em performance e atendimento ao cliente.
“Quando mudei a plataforma de e-commerce para a Nuvemshop tive a oportunidade de me especializar na empresa em São Paulo, durante sete meses. Aí recebi a proposta do Alejandro Vázquez (cofundador e diretor comercial) para abrir a agência. Nossa especialidade é o desenvolvimento de website para e-commerce e aplicativos (layout, identidade visual e funcionalidades), e também atuamos com e-commerce internacional”, explica.
Luis Eduardo quer agora se tornar referência no segmento para ajudar mais pessoas. “Minha família nunca ganhou nada ‘de mão beijada’. Tudo o que a gente conquistou foi com muito trabalho, força de vontade e fé em Deus. Nasci em Franca, muitas pessoas me ajudaram e agora é a minha vez de ajudar e retribuir o que a cidade fez por mim”, diz o empreendedor, que comanda hoje 50 funcionários.