- Item simples e de fácil acesso, o soro fisiológico é dos principais aliados para aliviar os efeitos da baixa umidade nas vias respiratórias e nos olhos. – (Foto: Foto: Farmax/Divulgação)
O clima seco registrado nas últimas semanas deve se manter no país. Nesta semana, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho, indicando perigo devido à baixa umidade do ar, principalmente nas regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. Segundo o Inmet, a umidade relativa do ar pode cair abaixo de 12% em diversas cidades, aumentando os riscos de incêndios e complicações de saúde.
Com a umidade do ar em níveis críticos, é fundamental redobrar os cuidados para evitar os efeitos à saúde, principalmente em crianças e idosos. Um item simples e de fácil acesso pode ser um aliado fundamental nesse período do ano: o soro fisiológico. O produto é uma das principais recomendações para aliviar os problemas de ressecamento das vias respiratórias e dos olhos.
De acordo com a farmacêutica e coordenadora de Pesquisa e Desenvolvimento da Farmax, Karla Fernandes, com a baixa umidade, o ressecamento do ar pode levar ao acúmulo de sujeira e irritação das mucosas do nariz, causando coceira e sensibilidade. O ar seco também pode causar irritação nos olhos, aumentando o risco de alergias e até doenças oculares.
O soro fisiológico ajuda a hidratar a mucosa nasal, reduzindo o desconforto e o risco de sangramentos. A aplicação regular durante o dia é indicada para limpar e umidificar as vias aéreas. A lubrificação dos olhos com soro fisiológico também previne irritações causadas pelo ressecamento.
Confira outras dicas para enfrentar o clima seco:
Além do uso frequente do soro fisiológico, são recomendadas algumas práticas para minimizar os efeitos da baixa umidade:
• Hidratação: A ingestão de água é essencial para evitar a desidratação, uma das principais consequências do tempo seco.
• Alimentação saudável: Prefira alimentos leves e ricos em água, como frutas e legumes. Evitar o consumo de sal e condimentos também ajuda a prevenir a retenção de líquidos.
• Vias aéreas: Além do soro fisiológico, nebulizadores ou inaladores com soro podem ser usados para umidificar as vias respiratórias, prevenindo problemas como congestão nasal.
• Cuidado com a pele: Com a umidade baixa, a exposição ao sol pode agravar a desidratação. É sempre recomendado o uso do protetor solar. Além disso, hidrantes corporais podem minimizar os efeitos do ressecamento da pele.
• Ambiente: Utilizar umidificadores ou espalhar panos úmidos pela casa são estratégias para melhorar a umidade interna.
Sobre a Farmax
A Farmax é uma das principais companhias do setor de beleza, saúde e bem-estar do Brasil, com um legado de mais de 40 anos de história. Em novembro de 2021, foi adquirida pelo fundo de investimentos Vinci Partners, aquisição essa que deu início a um novo ciclo de crescimento e preparação para os desafios do futuro. Desta maneira, a Farmax evoluiu para um desenho empresarial de grupo, hoje formado por quatro empresas que atuam em sinergia: Farmax Indústria, Farmax Distribuidora, Negra Rosa e Sanavita. Com duas unidades produtivas localizadas em Divinópolis-MG e Piracicaba-SP, a Farmax atua com o conceito de anywhere office e hoje possui 1,2 mil colaboradores em vários locais do país. A Companhia tem como proposta de valor manter a essência do cuidado e reforçar o atributo de qualidade combinado ao compromisso de facilitar o acesso: com preços competitivos, portfólio especializado, presença em múltiplos canais e capilaridade territorial.
Para mais informações, acesse o site: https://www.farmax.com.br/