Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), as mulheres, no censo de 2010, eram responsáveis por 38,7% dos 57,3 milhões de domicílios. Se comparado com a mesma pesquisa feita em 2000, houve um aumento de 13,7 pontos percentuais. Estima-se ainda que elas sejam 58,5% do total de empregados no mercado de trabalho. Os dados acima ajudam a entender um pouco mais sobre a importância das mulheres na economia do país.
No Consórcio Luiza, empresa do Grupo Magazine Luiza, as vendas no segmento de imóveis, entre janeiro e setembro de 2015, confirmam esses dados. Para o público feminino, o aumento em volume de vendas (crédito vendido) foi de 73%, enquanto para o gênero masculino o crescimento foi de 58%.
Para a diretora do Consórcio Luiza, Edna Honorato, esse crescimento é reflexo da importância do papel da mulher na sociedade. “Temos trabalhado por um lugar que nos é de direito no mercado de trabalho e obtido êxito. Estamos, muitas vezes, chefiando famílias e sendo as principais responsáveis por suprir o sustento da casa. Diante disso, nada mais normal do que nos depararmos com esse aumento nas vendas para as mulheres”, afirma.
O consórcio tem se tornado opção cada vez mais rentável economicamente, e as mulheres perceberam isso. Em contrapartida, comprar um imóvel por meio de financiamento imobiliário tem se tornado difícil. O principal banco público do segmento elevou os juros para financiar a casa própria pela terceira vez neste ano. O anúncio prova com mais veemência que a opção de adquirir imóveis por meio de carta de crédito, ou seja, consórcio, é a mais vantajosa para quem sonha em ter um lar para chamar de seu.
Prova disso é que a modalidade, na qual o cliente adquire uma carta de crédito que pode ser utilizada para compra da casa, apartamento ou terreno, além de reforma ou construção, vem registrando aumento desde o início de 2015.
Segundo dados da Abac (Associação Brasileira de Administradores de Consórcio), as cotas para compra de imóveis registraram aumento de 40% nas vendas e 42,6% em créditos comercializados nos seis primeiros meses do ano, com mais de um milhão de novas adesões em todo o país. Se levarmos em conta apenas o mês de julho, as vendas de novas cotas de consórcios neste segmento somam mais de 50% em relação ao mesmo período de 2014.
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