/Você sabe como investir? Confira 7 conselhos para se dar bem no mercado

Você sabe como investir? Confira 7 conselhos para se dar bem no mercado

Investimentos

Não é necessário ser profissional para participar do mercado financeiro

Ao contrário do que muitos acreditam, não é preciso ser profissional na área ou entender tudo sobre economia para começar a investir – até porque você pode contar com ajuda de consultores especializados. Também não é necessário ter muito dinheiro para fazer investimentos. O que acontece, na maioria das vezes, é que deixamos de administrar nossas finanças por medo, ou simplesmente por não sabermos por onde começar.

O processo de investir deve ser consciente e pautado nas suas vivências e necessidades. Para ajudar a traçar o seu caminho, o Business Insider divulgou alguns conceitos básicos, dos quais o InfoMoney selecionou 7:

1- No mercado de ações, o passado não garante o futuro

Olhar para o histórico do mercado não é a melhor forma de prever o que acontecerá, até porque, o mercado é totalmente imprevisível e está em constante mudança. Por mais que os profissionais tenham palpites, com base em seus conhecimentos, prever o futuro é impossível. Então nem perca tempo com isso.

2- Investir é sempre arriscado

No mercado de ações, você pode ganhar ou perder dinheiro; nada é garantido. Portanto, se está investindo para ganhar dinheiro em um curto intervalo de tempo, pode ser que tenha problemas. Alguns profissionais dizem que você não deve investir o que precisará usar nos próximos cinco anos, uma vez que se o mercado cair, você não terá tempo suficiente para recuperar suas perdas.

3- Começar cedo é uma grande vantagem

Aos 20 anos, sua maior vantagem é tempo. Para praticamente todo tipo de investimento, incluindo os planos de previdência, nada é maior do que a influência dos juros compostos. Além disso, se você perder dinheiro no mercado, terá mais tempo para recuperá-lo antes de precisar. De qualquer forma, não deixe que a dúvida “agora é muito tarde para investir?” lhe impeça de aplicar. É melhor tarde do que nunca, desde que você não queira correr grandes riscos para compensar o tempo perdido.

4- Estabeleça um objetivo antes de investir

Por que você está investindo? Qual é o seu objetivo? Em quanto tempo precisará desse dinheiro? Essas são algumas perguntas que devem ser respondidas antes de você realizar qualquer investimento.

Ter um panorama de suas metas facilitará suas escolhas e decisões na hora de investir, seja ele economizar para uma casa nova, para pagar a educação dos filhos, para viajar ou para garantir uma boa aposentadoria. É importante, também, que você construa uma estratégia e permaneça nela.

5- Invista com base em seus planos futuros

O seu planejamento deve ser formado pelo número de anos entre o presente e quando você precisar usar o dinheiro que está sendo investido. Esse dado deve se tornar claro ao estabelecer seus objetivos, já que influenciará em todo o processo.

Assim que definir uma janela de tempo, ficará mais fácil saber onde investir. Geralmente, quanto mais tempo você tiver até a retirada do montante, mais movimentos arriscados você pode tentar, uma vez que se algo der errado, há tempo de sobra para recuperar as perdas.

6- Não coloque todo o seu dinheiro em um único investimento

Como mencionamos anteriormente, é importante diversificar os seus investimentos, ou seja, separar o seu dinheiro em diferentes classes de ativos, de modo a adequar o seu portfólio aos riscos que você está disposto a correr.

7- Não esqueça dos seus investimentos

Verificar diariamente o desempenho de seus investimentos não é uma boa opção, assim como esquecer que eles existem também não é.

Grandes acontecimentos da vida podem modificar suas prioridades, como por exemplo, a chegada de um bebê ou a decisão de se aposentar mais cedo. Devido a essas mudanças, há uma necessidade de reajustar a sua janela de tempo e consequentemente, alterar a quantidade de risco que os seus investimentos podem estar sujeitos.

 
Fonte: Reprodução
por Mariana d’Avila (InfoMoney.com.br)
Foto: Ilustrativa/Divulgação