10 pensamentos TÓXICOS que estão bloqueando sua felicidade

10-pensamentos-toxicos-que-estao-bloqueando-sua-felicidade11-4-thumb-570

Sua felicidade também depende de você e dos seus pensamentos! – (Foto: Istock)

Veja aqui uma lista de pensamentos que podem estar sabotando seus sorrisos de acordo com psicólogo

Você já ouviu falar em auto sabotagem? Depreciar a si mesmo, desacreditar em si e fazer de tudo para se colocar para baixo está entre os grandes problemas do dia a dia de pessoas que, apesar de buscar a felicidade, não se acham merecedoras dela. A auto sabotagem é um problema sério que precisa ser trabalhado com um psicoterapeuta para gerar uma saúde mental melhor, com menos preocupações e mais autoconhecimento.

De acordo com o psicoterapeuta Thiago Santos (CRP 06/135695), existem alguns pensamentos frequentes que podem ser completamente tóxicos para a saúde mental. Evitar reforçar esses pensamentos é um dos passos para alcançar uma vida com mais qualidade, plenitude e felicidade! Confira os pensamentos pontuados pelo profissional e saiba por que eles não fazem bem:

1# “Eu preciso ser bom em tudo!”

“Pessoas que pensam dessa forma exigem cobram-se excessivamente, o que pode gerar alto nível de estresse e ansiedade. Ninguém é 100% em tudo. É mais saudável descobrir suas potencialidades e investir nisso do que buscar uma perfeição em todas as coisas”, pontua.

2# “Devo agradar a todos”

“No dia-a-dia é normal encontrarmos pessoas cujas personalidades combinam com a nossa e que compartilham dos mesmos interesses que os nossos. Contudo, também há pessoas que tem visões de mundo muito diferentes das nossas, bem como interesses diversos. Agradamos a alguns, desagradamos a outros”.

3# “Sou burro (a)!”

O que é ser inteligente, afinal? Thiago Santos explica: ” O conceito de inteligência já foi revisto pela ciência, e hoje se fala em inteligências múltiplas, tais como a lógico-matemática, linguística, cinestésica e interpessoal”, explica. De acordo com o profissional, uma pessoa pode ter muitas habilidades para esportes, mas ter muitas dificuldades em cálculos matemáticos, por exemplo.

4# “É tudo culpa minha!”

“Cuidado com a personalização de todos os eventos ruins que ocorrem na sua vida! Você pode ser responsável por algumas situações, mas não necessariamente o único responsável”, orienta.

5# “E se eu tivesse feito isso ao invés daquilo?”

“Não existe o “e se…”. Existe o que de fato aconteceu. Ficar remoendo o passado, culpando-se infinitamente e olhando excessivamente para aquilo que não pode mais ser modificado, consome uma energia que pode ser empregada para mudar o futuro”, explica.

6# “Minha vida é um inferno. Está tudo ruim.”

É importante evitar as generalizações. “A todo tempo estamos utilizando óculos para enxergar a vida. Às vezes, só conseguimos ver situações ruins porque nos acostumamos a isso, porque estamos com lentes que nos permitem apenas isso.”

7# “Nem vou tentar, nunca consigo mesmo!”

Pensar de forma pessimista nos paralisa, diminui a nossa motivação para empreender projetos e arriscar novas ações. “Quando pensamos de modo otimista alcançamos mais força interior e mais motivação para batalhar por nossos objetivos”, diz o psicoterapeuta.

8# “As pessoas não prestam mesmo!”

“De novo as generalizações; É preciso ter cuidado com elas! Por mais que você tenha conhecido pessoas desagradáveis e tenha se decepcionado, há muitas outras que podem te surpreender positivamente.”

9# “Se eu der tudo de mim, o relacionamento vai durar!”

De acordo com Thiago Santos, a reciprocidade deve ser a lei que rege todo relacionamento. “Ambas as pessoas envolvidas devem se doar em pé de igualdade, para que a relação seja positiva. Além disso, nunca temos controle total sobre o outro, que é livre.”

10# “Tenho que ser produtivo a todo instante, não tenho tempo a perder!”

“É muito bom ser produtivo e conseguir realizar grandes feitos, mas momentos de lazer e ociosidade são fundamentais para se recarregar as energias e manter o nível de satisfação com a vida em alta. Produtividade em excesso pode levar ao estresse ou a crises de ansiedade”, finaliza.

 

Serviço:

Psicoterapeuta Thiago Santos
Facebook: ThiagoSanPsi
Telefone: (13)98846-3499
Endereço do consultório: Rua Dr. Luís de Farias, 52, cj. 21 – Gonzaga – Santos/SP

 

Fonte: Por Thamirys Teixeira (Vilamulher.uol.com.br)

Sobre o autor

Posts Relacionados

Deixe um comentário

*