/A 12ª edição da GIMA (Gincana Intermunicipal pelo meio ambiente) terá recorde de participantes

A 12ª edição da GIMA (Gincana Intermunicipal pelo meio ambiente) terá recorde de participantes

12ª GIMA – Gincana Intermunicipal pelo meio ambiente,  acontece de 5 a 8 de junho de 2019, na Fazenda Bom Jesus. Sob o tema “Café da Alta Mogiana: Olhares Sustentáveis”,  tem o objetivo de disseminar os conceitos de responsabilidade socioambiental para as novas gerações.

Com a previsão de reunir 700 crianças ao dia, este ano, participarão os municípios de Cristais Paulista, Franca, Pedregulho, Patrocínio Paulista, Ribeirão Corrente, São José da Bela Vista e, pela primeira vez, São Joaquim da Barra. Idealizada pela empresária Flávia Lancha Alves de Oliveira, diretora do Café Gourmet Labareda, esse ano a GIMA será elevada ao status de Feira Cultural: a programação reúnirá arte circense, oficina de fotografia, contação de histórias, música, dança e cidadania.

Nas escolas participantes, os alunos dos 5º anos desenvolvem atividades relacionadas a educação ambiental e incentivam as cidades a também realizar ações em benefício da qualidade de vida da população. Flávia afirma: “Sempre envolvemos as comunidades, não só a escola. Em uma das provas idealizadas e que se mantém até hoje, os alunos calculam o CO2 emitido e plantam árvores, para a compensação de carbono. As crianças fazem o plantio, adotam as árvores… isso gera um impacto direto.” Orgulhosa da conquista, Flávia completa: “A gente sempre se desafia, por isso, dessa vez, serão 4 dias e 7 cidades.”

Para uma ação que sempre promoveu cultura, o reconhecimento e a evolução são naturais: as parcerias estão, de fato, ampliando horizontes. O evento adquire um papel de difusor da arte e da educação, democratizando o acesso à apresentações artísticas e culturais de qualidade para o público de cidades que estão afastadas dos grandes centros.

A 12ª GIMA acontecerá via PROAC – Programa de Ação Cultural, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Recebe patrocínio da Usina Alta Mogiana e correalização APEAM. Realização MVM Movimentos Culturais e Governo do Estado de São Paulo.

Foto: Divulgação