Café Labareda, produzido na região de Franca, está entre os 10 melhores do Brasil

Café Labareda ficou em 9º lugar no Concurso Coffee Of The Year 2019, que reuniu os maiores produtores de café do Brasil

O Café Labareda, produzido na Fazenda Bom Jesus, em Cristais Paulista, na região de Franca, é um dos dez melhores do Brasil. As amostras do café foram classificadas em 9º lugar no Concurso Coffee Of The Year 2019, realizado durante a Semana Internacional do Café que reuniu os maiores produtores de todo o Brasil. A premiação aconteceu na noite da última sexta-feira, dia 22, em uma cerimônia em Belo Horizonte. Além do prêmio nacional, a Café Labareda ainda venceu como melhor café do Estado de São Paulo e da região da Alta Mogiana.

Neste ano, segundo os organizadores, o número de participantes do concurso, que é considerado o mais importante do Brasil, foi recorde. Ultrapassou 600 inscritos. Destes, 180 tiveram amostras selecionadas – 150 cafés arábicas e 30 canéforas. Todas foram avaliadas por uma comissão julgadora baseada nos critérios da Associação de Cafés Especiais (SCA, na sigla em inglês), incluindo aroma, sabor, acidez, corpo, uniformidade, balanço e doçura, bem como notas de qualidade referenciadas pelo Instituto de Qualidade do Café (CQI). A comissão selecionou 15 amostras para a final que contou com a participação do público que esteve na Semana Internacional do Café.

Durante os três dias de evento, três mil pessoas puderam experimentar as amostras e votar às cegas nas melhores. A votação do público representou 60% do peso no resultado final do concurso; provadores e compradores que também experimentaram os cafés tiveram suas notas com peso de 40%.

O diretor financeiro da Café Labareda, Gabriel Lancha Alves Oliveira, esteve representando a empresa na premiação. “Primeiramente gostaria de parabenizar todos os produtores que conseguiram atingir qualidade, pois foi um ano de extrema dificuldade com muitas intempéries para produzir. Não imaginava que iríamos ganhar, inclusive, falei ao meu irmão para irmos embora que não tínhamos chance. Foi surpreendente, emocionante e de extrema felicidade. Esses prêmios são resultados de muito trabalho, amor e dedicação. Só tenho que agradecer à minha família, meu irmão, meus pais. E, principalmente, a nossa equipe que nos ajuda diariamente com amor e determinação. Sem eles, não conseguiríamos esses feitos que são responsabilidade tanto deles quanto nossa”, disse emocionado.

Gabriel, esteve acompanhado do irmão, Lucas Lancha Alves Oliveira, que é diretor agroindustrial da Labareda. “ Um reconhecimento importante como este nos dá satisfação em produzir, pois o produtor sabe como é difícil enfrentar a incerteza do clima e outras intempéries. Ficamos orgulhosos com a premiação”, afirmou.

Quem também esteve presente na cerimônia foi a mãe dos dois diretores e uma das fundadoras da Labareda, a empresária Flávia Lancha. “É uma emoção enorme ver que meus filhos estão dando continuidade com sucesso ao trabalho que eu e o pai deles começamos há décadas. Trabalhamos muito duro para alcançarmos essa qualidade e continuamos na luta para produzir o melhor café do Brasil. Não é fácil. Mas estamos orgulhosos de receber um prêmio como esse. É o reconhecimento de que estamos no caminho certo”, disse Flávia.

Fotos: Divulgação

Sobre o autor

Posts Relacionados

Deixe um comentário

*