Duas receitas com doce de leite uruguaio para arrasar na hora da sobremesa

“O doce” dos doces

Confira duas receitas que trazem o doce de leite como protagonista na hora da sobremesa

 Fruto da simples combinação de leite e açúcar e algumas técnicas mantidas sob sigilo de estado, o doce de leite é uma das iguarias mais aclamadas ao redor do globo. Patrimônio cultural gastronômico de países sul americanos, como a Argentina e o Uruguai, basta visitá-los para conferir de perto o protagonismo do doce em preparo de receitas e sobremesas.

Nos restaurantes do Enjoy Punta del Este não é diferente. O chef Nicolás Zunino, responsável pelos restaurantes do resort, elaborou duas receitas clássicas com o doce uruguaio que já figuram entre as mais pedidas de hóspedes e visitantes.

Confira abaixo as receitas:

Conrad Punta del Leste St Tropez Chef Eric Colomb Vulcano di doce de leite

Vulcão de doce de leite

Ingredientes massa:

– 600g de doce de leite uruguaio

– 4 ovos inteiros

– 3 gemas

– 3 colheres de farinha de trigo

– uma pitada de sal

Ingredientes recheio:

•500g de doce de leite uruguaio

•250g de creme

•250g de leite

Modo de preparo recheio:

Misture todos os ingredientes e coloque em recipientes pequenos, do tamanho de pastilhas, e leve ao congelador por 6 horas.

Modo de preparo massa:

Misture todos os ingredientes em uma tigela até formar uma massa uniforme e homogênea.   Pegue pequenas formas de cupcake, devidamente untadas com manteiga e farinha, e coloque a massa até a metade. Pegue uma pastilha de recheio congelada e coloque no meio e complete com mais massa.  Repita a operação nas demais formas e leve para assar com forno em temperatura de 180º por 12 minutos, desenformando e servindo ainda quente.

Mousse de doce de leite

Mousse de doce de leite

Ingredientes:

– 700g de doce de leite uruguaio

– 600g de creme de leite

– 200g de clara de ovo

– 8 folhas de gelatina sem Sabor

– uma pitada de sal

Modo de preparo:

Bata o creme de leite gelado em velocidade média por 5 minutos e reserve.  Em outro recipiente, bata o doce de leite juntamente com as gelatinas já dissolvidas em água morna por 3 minutos em velocidade média e reserve.  Pegue um terceiro recipiente e bata as claras até atingir o ponto de neve, em velocidade alta, e adicione delicadamente o doce de leite batido, mexendo com uma colher até incorporar bem. Por último adicione o creme de leite. Após esse processo, basta colocar o mousse em tigelas individuais e levar a geladeira por três horas antes de servir.

 
Fotos: Mauro Holanda

Sobre o autor

Posts Relacionados

Deixe um comentário

*