/Educação lança projeto pioneiro de ensino on-line a distância

Educação lança projeto pioneiro de ensino on-line a distância

Curso On Line

A Prefeitura de Franca, através da Secretaria de Educação, está colocando em prática, a partir deste semestre, de maneira pioneira nos ensinos médio e fundamental, a modalidade de aprendizado on-line a distância, para jovens e adultos que não fizeram seus estudos regulares. É mais uma oportunidade e um estimulo para quem vive cheio de afazeres e sem condições de deslocar, mesmo que em alguns dias por semana, até o CESUM (Centro de Supletivo à Distância), no Jardim América, que oferece as aulas semipresenciais, mudará para o prédio do Champagnat, nos próximos dias.

Ao transmitir a notícia nesta quinta-feira, a secretária municipal de Educação, Fabiana Sampaio, relata que o objetivo é tonar mais fácil o acesso das pessoas aos estudos e a ferramenta que a Prefeitura está colocando à disposição é a Plataforma Moodle, que permite que o estudante, após fazer sua matrícula, estude em sua casa. Basta que tenha um computador, um tablet ou mesmo celular e seus aplicativo, que vai receber uma senha de acesso e acompanhar as disciplinadas, dialogar com os professores – monitores, para esclarecimento de dúvidas, fazer exercícios e outras atividades.

E, no instante que o aluno se sentir apto, ele agenda a realização da prova presencial e comparece à escola. O primeiro passo é procurar o Centro de Supletivo à Distância e se matricular, que terá todas as orientações de acesso e acompanhamento, através de um ícone criado no portal da Prefeitura (www.franca.sp.gov.br), em que consta o logo da Plataforma Moodle.

Célia Tavares, coordenadora do projeto Educação de Jovens e Adultos, observa que esse canal é um ambiente virtual no qual o educando poderá interagir com os colegas e professores por meio de ferramentas tecnológicas e, ainda, tem a possibilidade de acompanhar as atividades pela internet.

A Moodle pode ser conectada em qualquer computador com acesso à Internet. Por meio dela é que o usuário poderá ter acesso aos conteúdos disponibilizados pelos professores, debater o tema em Fórum de Discussão, Fórum de Dúvidas, enviar mensagens e atividades aos professores, entre outros recursos.  Rosane Lourenço Elói Cintra, do CESUM, informou que o processo está em fase de implantação e tem despertado grande interesse. Atualmente, o dispositivo está acessível aos alunos do 3º ano do antigo colegial e para a 8ª. série, mas será implantado gradualmente para todas as séries. O CESUM conta com cerca de 1,5 mil estudantes em atividade.

A escola atualmente está na rua Professor Laerte Barbosa Cintra, nº 899 (próximo à Rodoviária), telefone: 3701- 8367. Em breve, estará em novas instalações, no prédio do Champagnat.

 
Foto: Ilustrativa – Reprodução/Internet