Especialista recomenda nove estratégias para um 2019 com foco e produtividade

Percebeu que já passamos da metade do primeiro mês do ano? E como estão as suas metas para 2019? Todo início de ano vem acompanhado de uma lista de desejos, mas com a rotina, é normal deixar tudo de lado e seguir mais uma vez sem objetivos. A concentração e o foco são essenciais para uma vida profissional e pessoal com produtividade. A maior dificuldade de manter o foco nas metas e tarefas está na procrastinação, quanto mais esforço exige a conclusão de um trabalho ou desejo, mais tentamos deixar para depois. Também é o caso de metas com resultados demorados, como por exemplo finalizar um livro, seguir uma dieta ou entregar um projeto, que com o tempo vão caindo no esquecimento. A coach Janaina Manfredini, da Effecta Coaching, recomenda nove estratégias para um 2019 com foco e produtividade:

1. Comece deixando claro seu planejamento, com metas definidas a curto, médio e longo prazo. Para ter foco é necessário saber onde, como e em quanto tempo quer chegar. Tenha em mente qual é a sua missão, foque nos resultados, acredite em você, seja organizado e tenha persistência.

2. Quando se tem uma boa gestão do seu tempo, a agenda sempre terá espaço para o trabalho e para a diversão. O problema é quando essa gestão não acontece e atrasamos a entrega das tarefas, não aproveitamos o dia e não temos tempo nem para dormir e comer direito. Defina momentos específicos e separe as 24 horas para produção, lazer e descanso.

3. Faça listas, use o bloco de notas, agenda ou calendário. Não importa se você se entende melhor com a tecnologia ou ainda prefere tudo no papel. Encontre o melhor método e crie o hábito de anotar todas as tarefas. Com o passar do dia, vá sinalizando o que é importante, o que já foi feito e os prazos. Dessa forma é mais fácil se manter organizado e cumprir tudo que foi programado.

4. Tarefas longas ou que demandam muito esforço acabam ficando para depois. Faça ao contrário, adote a regra o que for importante vem primeiro. Dessa forma, você já faz tudo com a cabeça fria logo no começo do dia e deixa o que exigir menos para o final.

5. Quando chegar aquele momento do dia que a cabeça já está cheia e você não consegue mais ser produtivo não tem problema tirar um tempo. Entretanto, faça isso de uma forma responsável, para não prejudicar suas entregas ou a entrega de outras pessoas. Aproveite para organizar a mesa do trabalho, limpar a caixa de entrada ou saída do e-mail, fazer um lanche e dar uma esticada no corpo. Você irá manter-se ativo e poderá cumprir as tarefas secundárias, que de outra forma não seriam cumpridas..

6. O e-mail é uma das principais ferramentas do dia a dia nas empresas. Com a falta de tempo e sobrecarga da maioria das pessoas, é normal a caixa de entrada estar sempre lotada, dificultando a organização. Dessa forma, contatos são perdidos e prazos esquecidos. É possível acabar com esse problema, gerir corretamente a caixa de e-mails é ganhar tempo. Tire um momento do dia para bloquear endereços indesejados, excluir o que não é mais necessário manter na caixa de entrada e até criar pastas de organização.

7. Ao final do dia, minutos antes de sair do seu trabalho, faça uma lista com as tarefas para o dia seguinte. Coloque-as em prioridade, conforme a importância que cada uma tem. No dia seguinte, inicie pela número um e assim sucessivamente. Desta forma, você evita chegar em casa e ficar lembrando de coisas que precisa por dia seguinte. E, também, acaba com aquela sensação ruim de iniciar o dia sem ter claro o que tem para fazer.

8. Aprenda a dizer “não”. Como já dizia Steve Jobs, “Foco é dizer não.” Portanto, gentil e transparentemente, diga não. Deixe o celular no silencioso enquanto você está focado, criando alguma coisa. Deixe também para checar e-mails profissionais no horário de trabalho e não quando está com a família na hora de folga. E, quando interrompido por alguém durante um momento que exija foco, pergunte se é urgente ou se precisa ser neste momento. As pessoas vão compreender se você deixar claro e de forma gentil.

9. Para conseguir manter o foco e produtividade tanto na vida pessoal quando profissional, invista em você mesmo. Busque ter uma vida equilibrada. Separe o que for para fazer no trabalho e deixe somente no trabalho, no momento em que chegar em casa é para relaxar com a família, evite pegar o celular ou ficar resolvendo pendências que não são tão urgentes. Também use parte do dia para um exercício físico ou fazer algo que gosta. Essas atividades vão relaxar sua mente e te preparar para um novo dia.

 

Foto/Imagem: Reprodução/Ilustrativa

Sobre o autor

Posts Relacionados

Deixe um comentário

*