/Franca sediará Audiência com Deputados Federais sobre Aviação

Franca sediará Audiência com Deputados Federais sobre Aviação

Azul Aeronave Divulgação

Foto: Reprodução/Ilustrativa

Franca será polo e irá sediar uma Audiência da Câmara Federal sobre a situação da aviação civil regional e as propostas de expansão de voos comerciais para a região.

A informação foi transmitida pelo Deputado Federal, Adérmis Marini (PSDB/SP), que teve o seu requerimento, solicitando a realização de uma audiência para tratar o assunto, aprovado nessa quarta-feira, durante reunião deliberativa da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, da Câmara dos Deputados, da qual ele é membro titular.

Durante pronunciamento na tribuna do Congresso, Adérmis Marini ressaltou a importância de Franca sediar essa Audiência, que poderá reunir importantes lideranças como representantes do Aeroporto de Congonhas, DAESP (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo), ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), deputados federais de São Paulo, Minas Gerais e do Sul do país, além de lideranças das cidades, que poderão receber essas novas rotas.

O deputado destacou que essas articulações junto ao Congresso Nacional, ganharam força após a empresa Azul Linhas Aéreas Brasileiras, ter confirmado na semana passada, o interesse ao parlamentar em incluir Franca no Plano de Expansão da empresa, podendo fazer com que a cidade volte a ter voos comerciais, após cerca de nove anos, sem o serviço.

Caso venha a se concretizar, essa medida poderá beneficiar não somente Franca, mas várias cidades do interior de São Paulo, como Araraquara, Bauru, Barretos, Marília, Araçatuba, Lins, Fernandópolis, Votuporanga, Ourinhos, cidades mineiras como Uberaba, Pouso Alegre, Varginha, Divinópolis, Juiz de Fora e também do sul do país como Ponta Grossa (PR), Cas cavel (PR), Chapecó (SC) e Criciúma (SC).

De acordo com Adérmis Marini, durante a Audiência em Franca, será discutida a certificação dos aeroportos locais e a liberação de slots (liberação de linhas) na pista de Congonhas, pela ANAC e DAESP.

Segundo ele, existe um estudo, que aponta que com a liberação da segunda pista do Aeroporto de Congonhas, poderiam ser autorizados até 52 slots, beneficiando várias cidades com as linhas aéreas. Outras vantagens apontadas pelo estudo são a redução de até 40% no valor das tarifas aéreas, aumentando a competitividade; aumento na pontualidade, porque existe a concorrência das empresas aéreas; maior oferta de serviços e o aumento no n úmero de destinos. “Será uma grande contribuição para o desenvolvimento e para a estima não somente de Franca e região, mas de várias cidades do nosso país. Vamos trabalhar de forma intensa para que esse projeto se concretize”, reafirmou o deputado.

A próxima etapa será o agendamento dessa Audiência, que deverá ser realizada até a primeira quinzena de junho, com horário e local a serem confirmados pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados.

Adérmis Marini reafirmou que, além dos deputados, lideranças políticas, vereadores, representantes das entidades e cidades envolvidas, buscará o apoio do senador francano Airton Sandoval, do deputado estadual Roberto Engler, da Câmara Municipal, do prefeito Gilson de Souza, G6, ACIF, Sindifranca e de toda a população, que será beneficiada com o serviço. “É a primeira vez que Franca recebe um evento com tanta dimensão, contando com a presença de importantes lideranças. É o momento de todos se unirem em prol do desenvolvimento não só da nossa região, mas de várias cidades do nosso país”, defendeu Marini.

adermis marini 1 - 17abr17

Deputado Federal, Adérmis Marini (PSDB/SP) – (Foto: Divulgação)