Franca Shopping registra economia no consumo de energia e água em 2016

 

Franca Shopping Franca - SP Brasil

Implementação de medidas para otimização na utilização de recursos proporcionou redução de 23% no uso energético e 8% no consumo hídrico

No ano de 2016, o Franca Shopping registrou economia de 23% no consumo de energia, que equivale à 145.769 kWh e 8% na utilização de água, que equivale à economia de 859 m³, a partir da implementação de medidas de gestão sustentável. As ações, consequentemente, impactaram os resultados financeiros com redução de 25% e 8% nas despesas com energia e água, respectivamente.

Os índices são reflexos de estudos para otimizar a utilização dos recursos. “Os desafios para a implementação do projeto foram superados com criatividade, bom senso e pensamento fora da caixa”, destaca o superintendente do Franca Shopping, Mauricio Morelato.

Para reduzir o consumo de energia, os gestores realizaram mapeamento energético do centro de compras e, também, monitoramento diário do consumo, a fim de identificar os pontos críticos. A partir dos resultados, o empreendimento investiu em novas luminárias e lâmpadas LED na Praça de Alimentação e nos corredores técnicos, por serem opções muito mais econômicas.

Já as medidas tomadas para diminuir o uso de água consistiram em monitoramento do consumo hídrico diário, com o objetivo de identificar eventuais vazamentos, manutenção e rondas periódicas nos banheiros, troca de hidrômetros com mais de cinco anos de uso e otimização da rega dos jardins.

“Estamos muito satisfeitos com os resultados. Além de racionalizar o uso de recursos e atingir nossas metas, conseguimos utilizar parte da receita, gerada pela economia, na modernização da iluminação do shopping e, principalmente, em outras benfeitorias estruturais. No total, alcançamos uma economia de mais de R$ 125 mil”, explica o superintendente.

As próximas etapas consistem em buscar autossuficiência energética nas áreas comuns, continuar os monitoramentos energético e hídrico, coleta de dados e análise de resultados.

“A gestão dos recursos energéticos e hídricos de forma sustentável é um desafio diário. Portanto, estamos engajados em desenvolver projetos e ações que gerem cada vez menos impacto no meio ambiente. Nosso objetivo é sempre atingir a melhoria contínua e buscar novas tecnologias”, completa Morelato.

 
Foto: Divulgação

Sobre o autor

Posts Relacionados

Deixe um comentário

*