Hospital do Câncer de Franca comemora 18 anos atendendo a cidade e a região

A partir de hoje, dia 6 de janeiro de 2020, o Hospital do Câncer de Franca divulgará o cronograma de eventos que dará início às comemorações pelos seus 18 anos de história no atendimento à comunidade francana. Além de Franca, mais de 20 cidades da região são atendidas pelo hospital, que registra cerca de 40 mil atendimentos anuais entre consultas e sessões de radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia, mantendo atualmente cerca de 1,5 mil pacientes em tratamento, desde recém-nascidos até adultos.

Um pouco da história

Fundado em 6 de janeiro de 2002, o Hospital do Câncer de Franca é a Unidade Hospitalar Oncológica que faz parte do Complexo Hospitalar Santa Casa de Franca – que engloba ainda o Hospital do Coração e administra os AMES Franca, Taquaritinga, Casa Branca e Campinas – visando oferecer tratamentos específicos e mais comodidade para pacientes que sofrem com o câncer.

Segundo o presidente voluntário do Hospital do Câncer de Franca, Tony Graciano, os primeiros equipamentos foram doados pelo grupo Magazine Luiza, por Pelegrino José Donato e os irmãos Luiza Trajano Donato e Onofre de Paula Trajano. Na época, o hospital atendia cerca de 120 pacientes por mês.

Tecnologia

Construído inicialmente numa área de 1.300 metros quadrados, o Hospital do Câncer de Franca, precisou ampliar rapidamente suas instalações, para continuar proporcionando um tratamento digno aos seus pacientes, e hoje é comparado aos grandes centros oncológicos do país.

Mantendo uma equipe médica altamente especializada e técnicos capacitados, o hospital atende a população com serviços de excelência, em Quimioterapia, Radioterapia (acelerador linear com tecnologia de ponta Multileafs, uma das primeiras unidades adquiridas no Brasil, que proporciona maior precisão na aplicação de radiação e melhor qualidade de vida para o paciente), Braquiterapia (radioterapia invasiva), Hormonioterapia, Eclipse (ou Sistema de Planejamento Conformacional) e o Aparelho de Ortovoltagem, entre outros, proporcionando um tratamento digno aos seus pacientes.  Dispõe ainda, de uma estrutura de apoio multiprofissional nas áreas de psicologia, serviço social, nutrição, medicina nuclear e reabilitação, que envolve amplo trabalho na área de fisioterapia, essencial à plena recuperação do paciente nas etapas do pós-operatório e durante o próprio tratamento.

Após diversas ampliações conta hoje com uma infraestrutura moderna e bem equipada, organizado em várias alas como Quimioterapia (Pavilhão Rionegro & Solimões), Radioterapia (Pavilhão Luiza Trajano Donato), alas do Centro de Reabilitação e de Educação e Promoção Social (Pavilhão Onofre de Paula Trajano).

Planos futuros

As metas futuras miram sempre o aumento e aprimoramento da estrutura para atender a população de Franca e dos 21 municípios adjacentes que dependem fundamentalmente do Hospital do Câncer de Franca e do Complexo Hospitalar, que é um grande patrimônio comunitário, pois constantemente recebe apoio da comunidade em suas campanhas para captação de recursos que são investidos sempre na melhoria da instituição.
Além da verba repassada pelo SUS, o Hospital do Câncer de Franca mantém seu sustento através de campanhas realizadas durante todo o ano na cidade, através de empresas parceiras solidárias como o Grande Leilão (da JP Leilões), Estrela Solidária (da Padaria Estrela), Assescofran, Baile da Maçonaria (das Lojas Maçônicas de Franca), Lions Club Franca, Rotary Club de Franca, entre outras – além de contribuições particulares de cerca de 15 mil pessoas que contribuem mensalmente com a Central de Doações.

SALVE VIDAS!

Faça sua doação pelos canais disponíveis:

. Central de Doações : (16) 3712-3093
. Depósito em Conta: C/C – 2.004.834-3  /  Banco – 756 Sicoob
Agência – 4321 / CNPJ 47.969.134/0003-40
Site: http://www.santacasadefranca.com.br/doacoes

Fotos: Divulgação

Sobre o autor

Posts Relacionados

Deixe um comentário

*