Iniciativas inovadoras preparam jovens para o mercado de trabalho

Cerca de 3 milhões de estudantes ainda esperam oportunidade de estágio – (Foto: Reprodução/Internet/Ilustrativa)

O estágio é o primeiro contato dos jovens com o mercado de trabalho da área em estudam e abre oportunidades para que eles terminem a graduação com portfólio e experiência. Segundo uma pesquisa do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), as vagas para estágio cresceram 13,4% no Brasil, passando de 178.992 no primeiro semestre de 2017 para 203.062 no primeiro semestre deste ano. Apesar dos números positivos, cerca de 3 milhões de jovens brasileiros ainda esperam uma oportunidade.

Algumas iniciativas, como as empresas juniores, ajudam os jovens a se preparar melhor para o exercício definitivo da profissão. Atuando em uma empresa júnior, formada dentro da universidade, o estudante coloca em prática o que está aprendendo por meio da elaboração de projetos para clientes reais, se aproxima da futura carreira, sugere ideias inovadoras e adquire experiências que podem se tornar um diferencial para o contratante.

“Participando de iniciativas deste tipo, os estudantes desenvolvem liderança, trabalho em equipe, disciplinas e outras habilidades que costumam ser demandadas pelas grandes empresas”, comenta Iago Simões, Presidente da Brasil Júnior. Atualmente, o Movimento Empresa Júnior reúne, aproximadamente, 20 mil empresários juniores em 208 universidades.

Focada em ensinar habilidades fundamentais para quem deseja se destacar, a Escola Conquer desenvolveu, no Vale do Silício, maior polo de inovação do mundo, uma metodologia própria para ensinar oratória, liderança, negociação, inteligência emocional e financeira e produtividade. “A Conquer complementa o ensino das faculdades ensinando habilidades necessárias para enfrentar os desafios do mercado de trabalho. Competências comportamentais não se adquirem dentro do modelo tradicional de ensino e são muito importantes no dia a dia do profissional”, afirma Hendel Favarin, cofundador da Conquer.

Por meio de uma metodologia que utiliza conceitos inovadores na educação de adultos, como Gamificação, Micro Aprendizado e Sala de Aula Invertida, a Conquer proporciona uma experiência transformadora, onde a metodologia de avaliação não possui provas e em todas as aulas os alunos têm desafios e cases de mercado que precisam ser resolvidos. Além disso, no final de todo módulo os alunos que mais pontuaram ganham prêmios – experiências como salto de bungee jumping, vouchers para assistir um show, entre outros. Desde que foi criada, em 2016, a Conquer já impactou mais de 8 mil pessoas e está presente em São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Sobre o autor

Posts Relacionados

Deixe um comentário

*