Memes no mundo corporativo: como equilibrar a criação e trabalhar na dose certa

Usar a criatividade e o bom humor pode auxiliar nas estratégias de marketing, mas é preciso cautela para não deixar uma imagem negativa nas redes

A era da tecnologia aliada ao livre acesso às redes sociais facilita a vida de todos e muda constantemente a forma de interação das marcas com o público. Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada em dezembro de 2018, aponta que, em média, dois terços da população do país (68,8%) possuem conexão com a internet e que os smartphones continuam sendo o principal meio de acesso, com 97% das pessoas utilizando a internet por meio de seus celulares.

Nesse universo digital, algumas situações se tornam virais e propagam rapidamente. Hoje, os famosos “memes” caracterizam brincadeiras e piadas em citações, vídeos, desenhos e fotos; eles costumam ganhar as redes em uma velocidade intensa. Com um simples aplicativo e uma ideia de sátira, imediatamente se produz um.

Segundo Carlos Eduardo Cruz, docente da área comunicação e artes do Senac Franca, os memes podem elevar o humor para opiniões polêmicas e fortes, mas, antes de querer produzir um, é preciso conhecer a origem da “piada” e fazer uma detalhada avaliação do impacto da brincadeira. “Muitas vezes, são usadas imagens de pessoas ou objetos sem autorização, e isso pode gerar um grande problema”, afirma o profissional.

O docente explica ainda que a internet promove a potencialização da voz de pessoas comuns, sendo uma facilitadora para encontrar grupos com gostos e vontades afins. “Essa constatação por si só já promove o risco da divulgação do meme, seja ele positivo, seja negativo, porque depende do que você comunica e como se conecta com a sua audiência, já que pode gerar uma comoção instantânea.” Isso vale, principalmente, para empresas que desejam aproveitar de situações em alta para repercutir a favor da marca.

Portanto, buscar uma forma equilibrada de conexão é um desafio no meio corporativo e de alimentadores de conteúdo digital. Ter conhecimento no universo on-line é ponto fundamental, com habilidades para compreender o que deve ou não ser aproveitado. O curso Analista de Marketing em Mídias Sociais disponível no Senac Franca pode justamente capacitar o profissional para propor as melhores ações e relacionamento com o cliente. A formação prepara o participante para desenvolver estratégias, identificar o público que deseja se conectar e organizar um planejamento de comunicação digital.

As aulas terão início em 27 de abril, e as inscrições estão abertas no Portal Senac (www.sp.senac.br/franca) ou pessoalmente na unidade. As vagas são limitadas.

Serviço:

Analista de Marketing em Mídias Sociais
Data: 27 de abril a 20 de julho de 2019
Horário: aos sábados, das 10 horas às 13h30
Local: Senac Franca
Endereço: Rua Alfredo Lopes Pinto, 1.345, Vila Teixeira – Franca/ SP
Informações: http://www.sp.senac.br/franca

Foto: Reprodução/Ilustrativa

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