Nova ocupação artística do Sesi Franca retrata a água como espaço de diversão e liberdade

SONY DSC

O coletivo Alto Contraste discute em sua obra o caráter democrático que esse elemento nos propõe.

Buscando integrar a arte ao ambiente dos frequentadores da piscina, o Sesi Franca recebe a ocupação Nadadores. A obra trabalha a fluidez e a leveza para refletir sobre o caráter democrático e confortável que a água nos permite acessar.

A ideia é ressaltar o universo lúdico da água, ao evidenciar que uma característica vital desse elemento é propor um espaço onde somos todos iguais. Mesmo quando a roupa de banho não permitir tanta liberdade, o ambiente é tão acolhedor que nos deixa muito à vontade com nossos corpos.

A inspiração do projeto vem dos antigos cartões colecionáveis de uma edição especial para as olimpíadas e que, paradoxalmente, vinham em maços de cigarro da década de 1930. Com isso, o coletivo propõe uma construção gráfica com personagens em posição de nado para trazer à tona a estética leve da época, mas também, a lembrança da conexão que temos com a forma de viver de outros tempos, enquanto corpos humanos, que sempre têm encontrado na água um local de diversão e liberdade.

SONY DSC

SONY DSC

Os artistas

Alto Contraste, ou A C, é a dupla Lee e Lou. Nascidos em São Paulo e envolvidos na cena underground que permeava a escola de arte onde se conheceram, em 1996, começaram a tomar as ruas de sua cidade, em meados dos anos 2000. A inspiração da dupla traz referências em comum de várias fases da vida, que ficam mais claras à medida que se tornam objeto de trabalho, resultando em imagens que parecem saídas do Realismo Fantástico, remetendo aos arquétipos da psicologia, investigando as relações humanas no que têm de pitoresco e paradoxalmente universal. Além das ruas, a arte do A C já esteve em diversas mostras coletivas pelo mundo: Barcelona, Berlin, Buenos Aires, Glasgow, Londres, Melbourne e Paris. Participaram também de importantes publicações de arte urbana pelo mundo e grandes festivais, com destaque para a primeira edição do Cans Festival (2008), em Londres, para onde o casal viajou a convite do artista Banksy.

SONY DSC

Sobre o Projeto Ocupação Artística no Sesi-SP

Nadadores faz parte do projeto Ocupação Artística no Sesi-SP, no qual espaços diversos, tais como muros, arquibancadas, jardins, janelas, entre outros, se transformam em plataformas expositivas, recebendo interferências artísticas produzidas em diversas técnicas e materiais. Criada em 2013, a iniciativa promove o contato do público com novas linguagens artísticas, oferecendo-as em locais de grande visualização e circulação. Além disso, propicia o contato direto do espectador com o artista, que poderá acompanhar o processo de criação e construção da obra.

Serviço:

Local: Sesi Franca – Av. Santa Cruz, 2.870
Projeto Ocupação Artística no SESI-SP – Nadadores
Abertura da exposição: a partir de 10 de outubro
Local da exposição: Muro da piscina
Classificação indicativa: Livre
Modalidade: Voltado a todos os públicos
Informações e agendamento para visitas educativas: (16) 3712-1600
Entrada gratuita
Fotos: Divulgação

Sobre o autor

Posts Relacionados

Deixe um comentário

*