/Peça Tropeço faz duas apresentações no final de semana

Peça Tropeço faz duas apresentações no final de semana

Tropeço Foto T.Melcop

O Sesi Franca receberá no próximo final de semana duas apresentações do espetáculo Tropeço, da Tato Criação Cênica, em cartaz nos dias 14 e 15 de março, sábado e domingo às 20 horas. A peça aborda o delicado tema da relação do ser humano com a passagem do tempo e utiliza elementos do teatro de animação para dar vida aos personagens.

Ambas as apresentações têm ingressos gratuitos que podem ser reservados pelo sistema Meu Sesi na página www.sesisp.org.br/meu-sesi. Alguns exemplares também serão distribuídos de 2 horas até 30 minutos antes do espetáculo. A iniciativa faz parte do projeto Sesi Viagem Teatral, que oferece à sociedade peças gratuitas e contribui para disseminar produções de qualidade, com grandes nomes da dramaturgia, a diversos públicos.

Sobre o cenário composto por uma mesa, com baús e alguns pequenos objetos cria-se um mundo onde dois atores manipuladores e suas mãos contam a história de duas velhas que moram juntas. A ideia é estimular a imaginação do espectador ao recriar na visão de duas mãos a imagem de um ser inteiro. Toda a estrutura cênica foi concebida com simplicidade de modo a valorizar os movimentos das personagens, já que o roteiro é compreendido por meio de suas ações e onomatopeias, sem a utilização de palavras.
Partindo da costumeira visão que a sociedade tem sobre a velhice, a peça dialoga entre a solidão, que pode estar presente nessa fase da vida, e as pequenas ações rotineiras das personagens. O que a princípio pode parecer um enredo triste, ganha traços de sutiliza, extravagância, poesia e até mesmo de comicidade ao revelar que as mãos andam, dançam, bebem, respiram, riem e choram.

A montagem está no circuito teatral há 11 anos e fez parte de uma pesquisa em dramaturgia física feita pela companhia Tato, na qual a fragmentação de parte do corpo ganha personalidade por meio do movimento. Essa linguagem é continuidade e junção dos trabalhos corporais desenvolvidos pelos integrantes nas áreas de teatro, dança contemporânea, mímica e teatro de formas animadas.

 

Foto: T.Melcop