Primeira rede especializada no sanduíche argentino Choripan chega a Franca

Essa será a primeira franquia no Estado de São Paulo e traz um novo conceito de gastrobar para a cidade.

Sucesso pelo estilo descontraído que traz um conceito de gastronomia ao ar livre, democrático e para toda família, o gastrobar Choripan será inaugurado em Franca, em novembro. O anúncio da franquia da rede curitibana na cidade já está causando curiosidade aos francanos. Isso porque é a primeira vez que o sanduíche argentino – feito com pão baguete crocante, linguiça artesanal, molho chimichurri, repolho e vinagrete especial – chega a Franca com toda a sua identidade singular.

Quem traz a novidade à cidade é o empreendedor Roberto Rosa de Faria, que diz faltar um espaço assim na região. “O Choripan tem um conceito muito diferente dos demais estabelecimentos que vemos por aqui. Fica ao ar livre, é colorido, alto astral e, sem dúvidas, a cara do francano, que adora natureza e um bom lanche com bebida gelada. O Choripan será o primeiro gastrobar family friendly da cidade e, com certeza será muito bem recebido pelos moradores. Todos serão bem vindos: grupos de amigos, famílias e também os pets para curtirem um momento diferente na cidade, seja em um happy hour ou até mesmo um piquenique no nosso gramado”, explica.

A unidade Choripan de Franca – que será localizada em uma casa na Avenida Antônio Barbosa Filho, 1535, Jardim Francano – contará com uma área externa com gramado, deck, parque ecológico, cadeiras de praia, colchonetes e slackline. No cardápio, a linguiça é a protagonista e tem como carro chefe o sanduíche latino Choripan, que é o que dá nome à marca. Uma versão também muito pedida na casa é a de crema de queso com cebola crocante. Com charcutaria própria de produção artesanal, oferece mais de dez sabores de linguiças. Inclusive, a mais pedida é a linguiça de pernil com provolone que ficou entre as quatro melhores linguiças do país no concurso do programa da Ana Maria Braga, chamado “A Melhor Linguiça do Brasil”, da Rede Globo.

Roberto enxergou a oportunidade de trazer todo esse sabor para a cidade em que cresceu. Para ele, não há muitos estabelecimentos no país que valorizam a linguiça como o Choripan. “Sempre achei que a linguiça de qualidade não tinha o seu devido valor. Já vi muitos lanches pelo Brasil que deixaram a desejar por não valorizarem o protagonismo da charcutaria, e por isso sempre tive vontade de abrir um negócio como esse no ramo da gastronomia. Quando descobri o Choripan em Curitiba, que trabalha com uma linguiça de qualidade e com o valor devido, eu vi a oportunidade de abrir essa franquia aqui em Franca para mostrar um novo lanche que com certeza vai ganhar o coração dos francanos”, conta.

Além do tradicional sanduíche argentino, que pode ser servido com mais de dez tipos de linguiças, como frango, frango com queijo coalho, pernil, pernil com queijo provolone, pernil com alho, pernil com pimenta calabresa, carneiro, lombo com frutas, porco moura e jacaré, o gastrobar também oferecerá porções variadas como as empanadas fritas e os salamitos; as sobremesas com inspiração latina como o queijo coalho com doce de leite; e os drinks de diversos sabores, como as caipirinhas de amora com amêndoas e maracujá com gengibre que são bem pedidas na capital paranaense.

PÃO COM LINGUIÇA ARGENTINA, COM TOQUE BRASILEIRO

A ideia foi dos amigos João Scalzo (Chef de Cozinha desde 2000 e já trabalhou na Inglaterra, Espanha e Suíça e também como Chef do Cirque Du Soleil) e Carlos Fracaro (Formado em Coquetelaria internacional pela drinks motions, na Espanha, e trabalhou no Hard Rock Madrid). Na volta ao Brasil, eles constataram que as linguiças servidas no tradicional churrasco não eram feitas, em sua maioria, com carnes nobres e nem faziam o papel de protagonista. Dessa constatação aliada à inspiração no choripan argentino, surgiu a vontade de transformar a linguiça no prato principal de um negócio. A partir daí começou a criação do conceito Choripan: gastronomia acessível, de ótima qualidade, e a promoção do bem estar dos clientes e sua interação com a cidade.

Em 2013, os sócios uniram as especialidades, de bar e cozinha, e inauguraram a primeira sede do Choripan, na Rua Tapajós, região histórica de Curitiba, que virou referência na cidade. O colorido e a arte estampados na fachada, e o incentivo ao convívio social ao ar livre são marcas registradas do gastrobar. Com o mesmo conceito, em dezembro de 2016 o Choripan concretizou seu processo de franquias, inaugurando sua segunda unidade no bairro Água Verde em Curitiba. Na temporada de 2018 para 2019 o trailer do Choripan esteve no litoral catarinense, e na última temporada o Choripan marcou presença em Matinhos/Caiobá, no litoral paranaense. Em março de 2020, mais uma unidade da marca, no Champagnat, foi inaugurada em Curitiba, e agora em novembro está prevista a inauguração da primeira unidade fora do Paraná, que promete ser um grande sucesso em Franca-SP.

O Choripan de Franca será localizado na Avenida Antônio Barbosa Filho, 1.535, Jardim Francano.

Fotos: Divulgação

Sobre o autor

Posts Relacionados

Deixe um comentário

*