Senac Franca incentiva leitura com Geladeira Literária

Customizada pelo grafiteiro Samuel Freiria, geladeira abriga obras de diversos perfis, a fim de atender aos diferentes estilos de leituras – (Foto: Divulgação)

Idealizada por alunos do curso Técnico em Publicidade do Senac Franca, em parceria com a biblioteca da unidade, a Geladeira Literária é uma ação que incentiva o hábito da leitura a partir da troca gratuita de obras de diversos gêneros. Para o início do projeto, em março, alunos e funcionários da instituição já doaram cerca de 50 livros. A reposição também será um compromisso da comunidade, além da biblioteca.

O local que abriga os livros é de fato uma geladeira, mas que foi customizada pelo grafiteiro francano Samuel Freiria. “Não é apenas mais uma geladeira com livros na cidade, mas uma obra de arte confeccionada pelas mãos de um artista e que deixará o Senac ainda mais interativo e alegre”, diz Carlos Eduardo Cruz, um dos docentes orientadores da ação. O objeto ficará permanentemente na unidade e será de livre acesso para toda a população.

A dinâmica do projeto é simples: basta verificar qual livro disponível na geladeira mais interessa e pegar para ler. A devolução das obras e a doação de novos materiais são fundamentais para a continuação da iniciativa por um longo período. “O Senac é uma instituição que promove a educação, interação e cultura, então entendemos que a Geladeira Literária é uma ferramenta que reforça esses valores, além de incentivar a leitura”, afirma Ettore Poletti, gerente do Senac Franca. A geladeira ficará no jardim da unidade.

Suellen Silva Bernardes, aluna do curso Técnico em Publicidade que participou do desenvolvimento da ação, conta que toda a dinâmica de elaboração do projeto acrescentou em seu aprendizado. “A dimensão que a ideia alcançou nos deixou felizes. Sabíamos que era algo grande, mas tivemos todo o apoio e incentivo dos professores que estiveram conosco desde o início da ação. E foi um trabalho feito totalmente por nós, alunos”, afirma Suellen. “Quando entramos em contato com o artista Samuel Freiria e explicamos a proposta, ele logo abraçou a causa sem cobrar nada, o que nos deixou ainda mais gratos e certos de que o nosso projeto fazia total sentido.”

A Geladeira Literária funcionará conforme o horário da unidade, de segunda a sexta-feira, das 8 às 21 horas, e aos sábados, das 8 às 14 horas, exceto feriados.

Serviço:

Geladeira Literária
Horário: segunda a sexta-feira, das 8 às 21 horas; aos sábados, das 8 às 14 horas, exceto feriados
Local: Senac Franca
Endereço: Rua Alfredo Lopes Pinto, 1.345, Vila Teixeira – Franca/ SP

Sobre o autor

Posts Relacionados

Deixe um comentário

*