Show com Claryssa Pádua na Casa da Cultura e do Artista Francano

Claryssa faz show____

Um ótimo atrativo cultural foi confirmado essa semana pela Divisão de Cultura da Prefeitura de Franca. No próximo dia 19, a partir das 20 horas, acontecerá o show gratuito com a violonista Claryssa Pádua, uma jovem com trajetória vitoriosa no mundo musical depois dos primeiros dados na EMIM (Escola Municipal de Iniciação Musical). Ela estará na Casa da Cultura e do Artista Francano ‘Abdias Nascimento’, apresentando um repertório baseado nos Nuevos Estudios Sencillos – conjunto de dez pequenas peças do compositor cubano Leo Brouwer (1939).

Nesse conjunto são prestadas homenagens a distintos compositores, abrangendo desde os períodos Clássico-romântico ao moderno. Serão ainda mostradas obras para violão de renomados compositores, como Manuel de Falla (1876-1946), Agustín Barrios (1885-1944), Heitor Villa-Lobos (1887-1959) e Alexandre Tansman (1897-1986).

Sobre a artista

Natural de Franca, Claryssa Pádua é uma das violonistas de maior destaque de sua geração. É Mestre e Bacharel em Música, com ênfase em Violão Erudito, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e Licenciada em Educação Musical pela mesma instituição. Iniciou seus estudos musicais aos oito anos na EMIM (Escola Municipal de Iniciação Musical de Franca), passando pelo Núcleo Musical Lucia Garcetti e pela Academia de Violão José Marques, onde concluiu o curso técnico com o professor José Marques.

Após o ingresso na universidade, em 2008, teve como principais mestres os renomados professores de violão Jonathan Leathwood (University of Denver-EUA), Edelton Gloeden (USP-SP) e Fabio Scarduelli (UNICAMP). Atua como solista, camerista, educadora musical, produtora cultural e pesquisadora, tendo como foco a área de Musicologia e Práticas Interpretativas. Apresenta-se constantemente em recitais com formato didático em salas de concerto e teatros no Brasil e no exterior, tendo passado por países como Chile, Uruguai e Estados Unidos. É integrante da premiada Camerata de Violões de Campinas, octeto de violões considerado um dos principais do gênero no Brasil.

Recentemente Claryssa regressou dos Estados Unidos, onde estudou Práticas Interpretativas com o professor Jonathan Leathwood, na Lamont School of Music – University of Denver, CO, tendo participado também de aulas de música de câmara ministradas pela renomada violonista Laura Husbands. Outras informações podem ser obtidas no tel. 3721-8692, Casa da Cultura e com a própria artista no tel. 99176-1678. O local fica na Praça Carlos Pacheco, centro, em frente ao Cemitério da Saudade.

 
Foto: Bruno Cabral

Sobre o autor

Posts Relacionados

Deixe um comentário

*