Pioneira na indústria de calçados, a iniciativa, a partir de detalhado estudo de branding, permite a rastreabilidade do produto. Uma parceria do sindicato com o Sebrae e a agência Azê/FBR.
Foram necessários cinco anos para o registro junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) para a conquista da IP Franca, parceria entre o Sindifranca, o Sebrae Nacional e a AZÊ/FBR, de Brasília/DF, que fez o estudo de gestão de marca (Branding) para reposicionar a Indicação de Procedência (IP).
Até o momento, segundo a gerente de Negócios do Sindifranca, Ana Teresa Arruda Rocha, não há indústria credenciada, e a intenção é que até o fim do ano a marca já esteja aplicada aos produtos das fábricas que estiverem aptas ao credenciamento. Segundo ela, é necessário cumprir uma série de requisitos, desde fabricação parcialmente artesanal, produção e gestão, entre outras, para o credenciamento do fabricante.
Mais que resgatar a tradição, história e cultura em produzir sapatos em Franca, como observou o presidente do Sindifranca, José Carlos Brigagão do Couto, a identificação via selo permite a rastreabilidade do produto via QRcode. Ao entrar num portal que está sendo desenvolvido o consumidor terá informações completas sobre a empresa, produção, gestão, entre outras. “É uma ferramenta comercial competitiva, além de agregar valores humanos, sociais e ambientais”, explica Brigão.
“O consumidor poderá acompanhar o processo produtivo e ver toda a história, o carinho com que o sapato de Franca é desenvolvido”, completa Ana Teresa. Além do portal, serão desenvolvidos ainda um vídeo para sensibilização do consumidor e ações de marketing através das mídias sociais.
Fonte: Primeira Página