Técnicas integrativas ganham destaque no mercado de saúde e estética

Saude e Estetica

Massagens, drenagens linfáticas e Reiki são algumas opções em alta e que movimentam a geração de empregos

A massagem é usada instintivamente pelo ser humano para aliviar desconfortos há séculos, assim como a aplicação de óleos essenciais com finalidades terapêuticas. Pelas propriedades curativas das técnicas, a medicina vem aperfeiçoando os estudos na área. Na mesma proporção de interesse, homens e mulheres investem cada vez mais nessas soluções alternativas para aliviar o estresse e garantir melhor qualidade de vida.

Erica Carvalho, docente da área de saúde e bem-estar no Senac Franca, destaca que o crescimento do mercado de terapias integrativas no Brasil é motivado por pessoas que buscam meios de evitar o consumo abusivo de medicamentos ou garantir alívio de tensões diárias. “As terapias integrativas vão ao encontro da necessidade das pessoas de serem cuidadas de forma integral, não apenas com foco nos sintomas, mas com atenção ao equilíbrio físico, mental e emocional”, diz.

São muitas as opções de tratamentos nesse campo, mas a docente do Senac destaca algumas das mais procuradas:

* Bambuterapia: é uma técnica de massagem originária da França e utilizada como alternativa estética moderna. Também está associada à saúde e ao bem-estar. As varas de bambu agem como prolongamento dos dedos, possibilitando alcançar todas as regiões do corpo, com a vantagem de se adaptarem aos contornos corporais, promovendo uma modelagem eficaz e um relaxamento profundo, com alívio das tensões musculares.

* Aromaterapia: por seu aspecto agradável, devido aos aromas naturais das plantas, tem grande receptividade e é forte aliada a outras técnicas, potencializando os efeitos dos óleos essenciais sobre o corpo e as emoções.

* Massagem relaxante: combina movimentos de amassamento e deslizamento em todo corpo, proporcionando alívio de tensões e dores, além do relaxamento de músculos e a melhora da circulação sanguínea. Assim, além de proporcionar bem-estar, é forte aliada da saúde, inclusive psíquica, o que exige profissionais qualificados para operá-la.

* Massagem estética modeladora: agregada à eletroterapia, como eletrolipólise, ultrassom, indicação de cremes com ativos específicos e automassagem para a manutenção e continuidade do tratamento home care.

* Reiki: os primeiros registros formais da prática são provenientes da Índia, e o termo é de origem japonesa, significa Energia Vital Universal. Segundo pesquisa da Organização Mundial de Saúde (OMS), estudos em hospitais comprovam os efeitos terapêuticos do Reiki no reforço do sistema imunológico, combate ao estresse, diabetes, esclerose múltipla, doenças reumáticas, regeneração de tecidos (queimaduras, recuperação de fraturas e pós-cirúrgico) e supressão da dor e dos efeitos secundários de tratamentos como a quimioterapia e radiação nos pacientes de oncologia. Também diminui a ansiedade e proporciona conforto no combate à doença.

Somado aos benefícios dessas práticas está o crescimento significativo das oportunidades de trabalho. “No Brasil, é alta e crescente a procura por terapias integrativas para a promoção do bem-estar, o que amplia as chances profissionais para os massoterapeutas e conhecedores das propriedades dos óleos”, afirma Erica.

Ainda de acordo com a docente do Senac, o mercado de estética tem crescido exponencialmente nas últimas décadas, tanto que o Brasil é tido hoje como o terceiro maior consumidor de cosméticos do mundo. “Esse cenário revela o potencial da área e a necessidade, cada vez maior, de qualificação profissional para atender a uma demanda exigente”, completa.

No Senac Franca, as opções para aprimoramento na área são diversas e envolvem opções como: Drenagem Linfática Manual, Massagem com Óleos, Massagem Estética Modeladora, Massagem Relaxante Energética, Reiki – níveis 1 e 2 e Bambuterapia. “Os cursos estão em sintonia com as tendências do mercado, oferecendo um aprendizado complementar e que contribui para a diversidade de técnicas necessárias para a promoção da saúde, norteada por uma visão holística do ser humano”, explica a profissional.

A oferta completa está disponível em www.sp.senac.br/franca, no qual os interessados podem conferir os pré-requisitos e efetuar a inscrição.
Foto: Ilustrativa/Reprodução

Sobre o autor

Posts Relacionados

Deixe um comentário

*