Vai rolar bate-papo com o fotógrafo João Thiago em Franca

capa-joao-thiago_folia-de-reis3

O Sesi Franca promoverá, no dia 1º de outubro, às 16h, o encontro “Diálogos Artísticos e Fotográficos”, com o fotógrafo João Thiago. Nessa conversa descontraída, Thiago irá relatar para o público sua experiência profissional, além de apresentar elementos que fizeram parte de seu processo criativo para a elaboração da exposição Folia de Reis, em cartaz para visitação gratuita até o dia 16 de outubro. Oportunidade de entender um pouco mais sobre o seu olhar voltado à cultura popular.

joao-thiago_folia-de-reis4

Para compor a mostra, o artista acompanhou quatro edições do Encontro Nacional de Folia de Reis, que acontece anualmente na cidade de Ribeirão Preto (São Paulo). Mais ensaísta do que documental, as fotos criam uma narrativa com imagens sobre a transferência de uma cultura rural para o meio urbano.

joao-thiago_folia-de-reis2

Entre os personagens, destaque para o palhaço, figura fantástica característica da Folia de Reis brasileira, e para os músicos, cuja tocada percussiva mostra o contorno africano da festa. O elemento feminino está presente nos figurinos, e as mulheres começam a aparecer nos grupos, tradicionalmente só de homens.

joao-thiago_folia-de-reis1

Diálogos Artisticos e Fotográficos

Visando ao contato mais estreito do público com as artes visuais, o Sesi/SP criou o projeto Diálogos Artísticos e Fotográficos, que promove alguns encontros que integram a programação de exposições, aproximando os artistas e sua obra do espectador. Num bate-papo descontraído, eles contam como é seu processo criativo e os desafios de sua realização, compartilham experiências e novos planos, falam de sua trajetória autoral e profissional, o que fizeram para chegar onde estão e para onde pretendem seguir.

Sobre o Artista

João Thiago (1976) formou-se em fotografia em um curso livre da Universidade de São Paulo – USP de Ribeirão Preto, em 2000. Seu principal direcionamento são as séries autorais, como Bahia em Branco e Preto, iniciada em 2002 sobre a região sul do Estado nordestino, em especial na vila de Trancoso e arredores; seus registros das Companhias de Folia de Reis, desde 2011; e Sulamérica, passando por vários países do continente. Participou de duas edições da Mostra de Artes da Juventude promovidas pelo SESC Ribeirão Preto, foi premiado em 2006 com a exposição individual Oníricas. Já atuou como monitor, ministrou oficinas, produziu o Festival de Cinema de Trancoso e, atualmente, é colaborador em sites, banco de imagens e publicações independentes.

Serviço
Diálogos Artísticos e Fotográficos: Folia de Reis com João Thiago
Local: Teatro do Sesi Franca – Avenida Santa Cruz, 2870 – Jardim Centenário
Data: 1º de outubro de 2016
Horário: 16 horas
Capacidade: 201 lugares + 4 para cadeirantes
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
Informações: (16) 3712 1600
Entrada gratuita – Reservas antecipadas pelo Meu Sesi (www.sesisp.org.br/meu-sesi). Os ingressos serão distribuídos a partir de 2 horas até 30 minutos antes do início do evento.

 

Fotos: João Thiago

Sobre o autor

Posts Relacionados

Deixe um comentário

*