Ter um propósito de vida é fundamental para se sentir motivado – (Foto: Pexels)
Toda semana, o ciclo é o mesmo. Cinco dias de trabalho para dois de descanso. Domingo à noite sempre bate aquela preguiça ao pensar que no outro dia é hora de voltar à rotina. Segundo o coach e consultor de carreira Emerson Weslei Dias, esse desânimo é muito normal. “É muito mais fácil ficar descansando do que trabalhar. O corpo se acostuma e fica complicado voltar na segunda-feira”, justifica.
Por mais que pareça difícil, as obrigações estão aí e você precisa sempre estar motivado para continuar trabalhando. Confira abaixo 3 dicas do consultor para encontrar essa motivação e começar a semana com tudo.
1. Tenha um propósito
O trabalho deve ser encarado como um fator importante para conquistar aquilo que você deseja. Segundo Dias, ter um propósito na vida, mesmo que pequeno, é a motivação necessária para te tirar da cama no começo da semana. “Não há como ter resistência se você encara aquela tarefa como um passo para atingir seus objetivos”, explica. Definido o seu propósito de vida, é muito mais fácil levantar na segunda-feira com o mesmo pique que você teve no final de semana.
2. Aposte na visualização
Já tenho o meu propósito, e agora? Você precisa lembrar dele a todo momento e uma dica importante é usar artifícios visuais para isso. “Colocar post-its ou notas no celular com seus objetivos do ano te impulsionam durante os dias de preguiça”, sugere o consultor. Outra ideia é criar um compromisso público. Ou seja, manifeste a seus amigos e/ou familiares as coisas que você quer realizar. Dessa maneira, as pessoas irão lhe cobrar e você se sentirá mais motivado a trabalhar para concluir seus desejos.
3. Tenha pensamentos afirmativos
Um exercício importante é a afirmação. “É o que você diz para si mesmo naquele momento de preguiça”, explica Dias. Além de pensar em pessoas que te inspiram e em frases motivacionais, pense sempre em pequenos objetivos que você quer cumprir ao longo do ano. Para realizar aquela viagem de férias incrível, você precisa levantar da cama na segunda-feira e se esforçar na semana de trabalho. Segundo o consultor, fechar os olhos e se imaginar em um lugar que te faz bem pode ser uma ajuda extra.
Fonte – Por: Débora Duarte (revistapegn.globo.com)