/Cresce número de funcionários na indústria calçadista de Franca

Cresce número de funcionários na indústria calçadista de Franca

Calçados

O aumento, no entanto, é menor do que em anos anteriores e instabilidade político-econômica preocupa fabricantes

O número de funcionários da Indústria Calçadista de Franca cresceu 4,62% em março, em relação ao mês anterior. O percentual corresponde à criação de 976 novos postos de trabalho. O resultado, no entanto, significa uma redução de 13,47% quando comparado com o mesmo período de 2015, quando foram criadas 1.128 vagas.

Os números também estão longe do ápice de emprego atingido em outubro de 2013, quando as fábricas francanas empregavam 30.381 trabalhadores. Nessa comparação, a defasagem chega a 27,25% (funcionários a menos).

Para o presidente do Sindicato da Indústria de Calçados de Franca, José Carlos Brigagão do Couto, apesar de pequeno, o crescimento pode ser considerado satisfatório diante da atual situação político-econômica brasileira. “A instabilidade em que vivemos também não nos permite prever como ficarão as contratações e demissões até o fim do ano. Continuamos preocupados e, portanto, não acreditamos em novos investimentos e no crescimento da indústria nesse período”, disse ele.

Por outro lado, o Sindifranca está trabalhando junto às entidades nacionais da cadeia produtiva para elaborar um planejamento de longo prazo para o setor. “Precisamos de um projeto que possa nos dar um horizonte de investimento e definição de futuro. O objetivo é apresentá-lo quando o cenário político estiver definido”, disse Brigagão.

 

Foto: Reprodução/Ilustrativa