O tradicional Baile do Bloco Cangoma promete fazer os foliões reviverem os antigos e saudosos Carnavais de salão no próximo sábado, dia 10. Neste ano, em especial, o local escolhido para a festa é um dos mais tradicionais endereços onde eram realizados bailes carnavalescos em Franca: o Clube Castelinho.
O grupo espera foliões de todas as idades para se divertirem com o repertório do show. As clássicas marchinhas, samba reggae e samba vão animar os convidados. “Estamos passeando pelas manifestações carnavalescas, e esse é o nosso Carnaval de salão, que é muito forte em Franca. A gente sempre ouve as histórias de quem brincou o Carnaval na cidade antigamente e tem essa tradição do salão”, comenta Pedro Fonseca, um dos diretores do Cangoma, ao ressaltar a alegria dos integrantes do Bloco em promover o resgate de tradições na cidade. Esse será o quinto Baile do Bloco.
A festa acontecerá no salão principal do Castelinho, a partir das 21 horas. Haverá concurso de fantasias com premiação para as mais criativas. A família do dentista Miroel Luciano Piovesan venceu a competição em 2017 ao lado da família de Daniela Schiavotiello. Eles se fantasiaram de Smurfs e foram a sensação do evento. “Estamos bem animados. Acho bacana essa festa para as crianças conhecerem o Carnaval de salão mais próximo de como era a forma mais tradicional, com fantasias e principalmente com as músicas e marchinhas. Ganhamos no ano passado com os Smurfs. Esse ano estaremos presentes. Se ganharmos novamente, será bacana, mas o principal é a diversão”, afirma Miroel.
A família de Daniela foi bicampeã. No ano anterior, eles tinham se fantasiado de Asterix e faturaram o prêmio. “Ir ao baile é diversão garantida. Ganhar o concurso fecha a alegria de pensar, compor e dividir a fantasia com os amigos, então encerra um processo que por si só é inesquecível. Pura alegria”, comemora ela. Os ingressos antecipados custam R$ 20.
Carnaval de Rua
A programação do Bloco Cangoma continua. A novidade deste ano é o segundo dia de cortejo pelas ruas. Nos anos anteriores, o grupo promoveu o Carnaval de Rua apenas na Segunda-feira de Carnaval, e desta vez, levará para o Centro da cidade os ritmos tradicionais do Carnaval durante dois dias, na terça-feira também. O repertório inclui maracatu, marchinhas, samba reggae, samba e ijexá.
Os Cortejos serão nos dias 12 e 13, com a concentração a partir das 16 horas, na Praça João Mendes. Na sequência, os 80 percussionistas e dançarinas do Bloco, acompanhados dos foliões, seguirão pelas principais ruas do Centro até a Praça Nossa Senhora da Conceição, onde haverá show aberto do grupo.
O Cangoma
O Centro Cultural Cangoma foi fundado na cidade de Franca (SP) em 2006 pelo casal Pedro Fonseca e Priscila De Col. O espaço tem como principais objetivos a pesquisa, prática e divulgação da Cultura Popular Brasileira. O Centro oferece diversas atividades, como cursos de música e dança, percussão e capoeira.
O Bloco Cangoma é um dos projetos do Centro Cultural, criado em 2014. O grupo batalha para valorizar a força da cultura popular brasileira, resgatar a alegria e liberdade da brincadeira coletiva e proporcionar o encontro de pessoas de diferentes idades e classes sociais e também das famílias.
Fotos: Marcos Limonti/TRIELE