/Artista francana Atalie lança livro e abre exposição em São Paulo

Artista francana Atalie lança livro e abre exposição em São Paulo

atalie-copia

Atalie Rodrigues Alves: pintora, gravadora, desenhista e arte-educadora

Será inaugurada no Centro Histórico e Cultural da Universidade Mackenzie em São Paulo(acessos pela Rua Maria Antônia, 307 ou Rua Itambé, 143), no próximo dia 6 de outubro (quinta-feira), entre 18 e 21 horas, a mostra Janelas Brasileiras, que reúne parcela expressiva da produção da pintora, gravadora, desenhista e arte-educadora Atalie Rodrigues Alves, constituída por uma série de aquarelas. Na mesma oportunidade, será lançado o livro “Atalie 40 anos”, com uma ampla retrospectiva e textos críticos dos quarenta anos de suas atividades artísticas no campo das artes visuais.

A série, criada a partir de pesquisas realizadas pela própria autora em diversas cidades brasileiras, é uma retomada do ofício tradicional da pintura. O objetivo principal das pinturas é fornecer ao visitante da exposição múltiplas e diferenciadas possibilidades de leitura das janelas (aberturas para a vida cotidiana) presentes na arquitetura brasileira, pois busca articular a questão da construção da identidade cultural do país através de elementos fundamentais presentes em suas arquiteturas e no seu patrimônio edificado, fortemente influenciadas pelos aspectos regionais, pelo uso diferenciado dos materiais construtivos e pela própria diversidade cultural e da sua paisagem natural em um país de dimensões continentais.

Para o curador da mostra, o professor e artista Norberto Stori, “Atalie trabalha as suas aquarelas não com um desígnio documental, mas sim com a sua linguagem artística, pois, trata-se de uma artista antes de tudo fiel a si própria, às suas buscas e verdade pictórica. Não se apega aos modismos e ao mercado de arte. No intimismo de suas obras, a sensibilidade está nas composições formais e cromáticas seguras, revelando a artista no seu ato criador. Espaços organizados dosando a composição com linhas verticais, horizontais, circulares e curvas, cada trabalho existe por si só, obra única. Busca a plasticidade nas formas, nas cores e nos espaços organizados”.

Segundo Miguel Buzzar, diretor do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP de São Carlos, “há nas obras de Atalie uma serenidade nas cores que, por vezes, desmancha a geometria precisa, emprestando uma sensação ambígua e inquietante de leveza e densidade. Ambas, leveza e densidade, são atributos que, certamente, podemos verificar em outros artistas, mas em Atalie a sua permanência ao longo dos anos, perpassando vários temas e técnicas distintas, aproxima suas pinturas conferindo identidade e consistência à sua produção. Há qualidades específicas em cada um dos seus quadros, mas há, sobretudo, uma comunicação entre eles, um diálogo pictórico que enriquece a noção imediata de evolução; os detalhes e elementos revigoram-se e refinam-se a cada obra”.

Atalie, natural de Franca, é formada pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo (1976) e dedica-se ao ofício de pintora e professora de artes desde então. Dentre outras atividades, foi também diretora da Pinacoteca Municipal. Atualmente, dedica-se à coordenação das atividades artísticas do Laboratório das Artes de Franca, importante movimento cultural da cidade.

Serviço:

Exposição: “Janelas Brasileiras” – Aquarelas de Atalie Rodrigues Alves
Abertura: dia 6 de outubro, das 18 às 21 horas
Visitação: até 18 de novembro de 2016
Horário: segunda a sexta-feira, das 10 às 21 horas e sábados das 10 às 16 horas
Local: Centro Histórico e Cultural da Universidade Presbiteriana Mackenzie
Endereço: acessos pelas Ruas Maria Antônia, 307 ou Rua Itambé, 143, São Paulo (SP)
Entrada Franca

 

Foto: Ilustrativa/Divulgação