/Aula inaugural marca início dos cursos na Cozinhalimento

Aula inaugural marca início dos cursos na Cozinhalimento

  • (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Ação Social realizou na manhã da última terça-feira, 18, a aula inaugural do Projeto Cozinhalimento, com panificação de fermentação natural orgânica e orientações gerais sobre a Política de Segurança Alimentar e Nutricional, com degustação dos pães e geléias. Houve a participação de 22 pessoas inscritas, com a condução das orientações e dicas do professor Aldovano Santos Barbosa, doutor em Serviço Social e idealizador da Projeto Padaria Solidária.

Dentre os objetivos do compartilhamento de conhecimentos, está o de sensibilizar os participantes sobre a importância de uma alimentação saudável, com acesso a novas práticas e fortalecimento da política de segurança alimentar e nutricional, além de possibilidades de geração de renda para as pessoas, que se identificam com a panificação e alimentação de uma maneira geral.

Os projetos

Os Projetos Cozinhalimento e o Banco de Alimentos da Prefeitura, coordenados pela Secretaria de Ação Social, foram entregues à população em março, sendo que a Cozinhalimento conta com o convênio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Governo do Estado, que ofereceu um conjunto de equipamentos, cujo propósito é garantir a segurança alimentar da população.

A Cozinhalimento é um espaço equipado com orientações e cursos para o preparo de alimentos, com foco na alimentação saudável e nutritiva. A Prefeitura de Franca com essa aula inaugural pretende incrementar a capacitação de agentes multiplicadores das ações de segurança alimentar e nutrição sustentáveis.

Para Gislaine Liporoni, secretária de Ação Social, o trabalho feito para viabilizar os projetos e a parceria com o Estado, foi precedido de algumas medidas, desde a montagem do Conselho de Segurança Alimentar, chegada dos equipamentos e a organização do espaço. Ela lembrou que, ao assumir a pasta, haviam 12 mil famílias aguardando alimentos e em insegurança alimentar na cidade. A ideia foi trabalhar para resolver a questão da fome e insuficiência de alimentos saudáveis e, agora, já existe uma política de segurança alimentar, saindo do emergencial para as ações continuadas.

A sede dos Projetos Cozinhalimento e o Banco de Alimentos fica na Alameda Vicente Leporace, no Parque dos Pinhais.