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Calçadistas francanos se preparam para feira em Gramado (RS)

Ana Teresa

Quarenta e cinco fabricantes de Franca se preparam para expor na Zero Grau – Feira de Calçados e Acessórios, que será realizada nos dias 16, 17 e 18 de novembro de 2015 nos pavilhões do Serra Park, em Gramado (RS). Entre os francanos, um grupo de 12 pequenas empresas irá formar o Espaço Moda Franca: uma “ilha” com comunicação visual especial para atrair lojistas. A iniciativa é organizada pelo Sindifranca (Sindicato da Indústria de Calçados de Franca), em parceria com a Prefeitura de Franca.

A área de 221 metros quadrados ocupará local privilegiado e de muita movimentação, no primeiro pavilhão – ao lado esquerdo de quem entra no Serra Park, próximo ao banheiro e à praça de alimentação. Os participantes tiveram 1/3 dos custos subsidiados pela Prefeitura de Franca. Para a gerente de Negócios do Sindifranca, Ana Teresa Arruda Rocha (foto), a ajuda foi fundamental para reunir tantos interessados. “Temos até fila de espera de empresas que queriam participar, mas deixaram a decisão para a última hora”, disse ela.

Individualmente, os estandes têm tamanhos diferenciados, de 14m² a 20m², de acordo com a necessidade e escolha do expositor. “Lutamos muito com a Merkator (promotora da feira) até conseguirmos esse local e negociamos melhores condições com a montadora, que fornecerá mobiliário extra no pacote”, disse Ana Teresa

Ainda segundo a gerente de Negócios, além das vantagens financeiras de participar em grupo, as empresas do Espaço Moda Franca conseguem atrair compradores que já identificam os francanos por sua presença em feiras maiores como a Couromoda e a Francal. “A Zero Grau não é setorizada. Teremos masculino, feminino, infantil, acessórios… Todos misturados, o que dá mais trabalho para o lojista procurar os produtos. Quando ele vê o grupo de Franca em destaque como uma grande área no mapa, ele se encontra. É diferente”, completou ela.

Fazem parte do grupo, as empresas: Mix Urbano, Dona Beja, Mazuque, Tucson Boots, Goffer, Masson, Lívia Mel, Tribo do Salto, Mironelli, Albarus, Talk Flex e Basic Mania. Somente uma empresa produz apenas calçados masculinos, cinco fazem calçados femininos e seis fabricam os dois tipos de produtos. “Nesta feira vemos que o feminino predomina. Isso porque serão apresentados modelos em preview do inverno 2016 e os calçados para as mulheres são os que sofrem as maiores alterações de uma coleção para a outra e em um curto período de tempo. As botas devem ser, mais uma vez as estrelas do evento”, disse Ana Teresa.

A feira:

A Zero Grau é um evento balizador. É a primeira grande feira a mostrar os lançamentos da indústria para o outono e inverno, temporada considerada como aquela que recebe os maiores investimentos em moda. Por abrir o calendário de feiras para a temporada, a Zero Grau também indicará como serão as vendas do setor em 2016. “O mercado se prepara para uma recuperação no próximo ano. Acreditamos que isso impulsionará as vendas durante os três dias de evento, aumentando consideravelmente o volume de negócios”, destaca o diretor da Merkator Feiras e Eventos, Frederico Pletsch.

Um dos diferenciais da feira é a capacidade de atrair gigantes da indústria brasileira. Marcas que são referência em vitrines de todo o país, e que se transformaram nas preferidas dos lojistas. O mix inclui grifes de sapatos femininos, como Grendene, Beira Rio, Bottero, Piccadilly, entre outras. “O nosso mercado interno de calçados para esse público é muito forte. A aposta dessas marcas é no design diferenciado, em modelos que despertem desejo de compra. Tenho a certeza de que é isso que o lojista encontrará nos corredores do Serra Park”, afirma Pletsch.

 

 

Foto: Divulgação