Perguntam-me se é certo servir vinhos sofisticados em um churrasco – respondo que vinhos bons harmonizam bem em qualquer momento. Mas não quer dizer que nosso chope ou caipirinha – façam feio tá?
Sem complicar – gente, vamos combinar que uma carne com um bom vinho tinto é tudo de bom – concordam?
No entanto, por ser um país quente, no Brasil nos habituamos a tomar cerveja com churrasco – que aliás acontece, geral durante o dia em horário de pico de sol e calor.
E uma cerveja ou chope estupidamente gelados, também é tudo de bom, não acham?
Já o refrigerante e até mesmo a caipirinha dão uma sensação gostosa pois o seu gosto adocicado se contrapõe com eventuais temperos da carne, sentimos de que ajuda a digerir. Portanto, todas as alternativas são válidas!
Sem gastar em ano de crise – se você prefere usar cerveja e refrigerante na sua casa vá em frente sem culpa, mas pode, também sem nenhum problema pedir aos amigos se eles podem colaborar trazendo o vinho da escolha deles – já que entendem e até apreciam mais que você.
Dessa forma ficam todos felizes – e você não se sente devendo nada pra ninguém.
Aliás, sempre digo que o anfitrião já está abrindo a casa, organizando, dedicando tempo e carinho à todos – portanto quem se atreve a criticar detalhes ou besteira é muito do mal e/ou bem infeliz…
O importante são as pessoas e o carinho – o resto é detalhe mesmo!
por Cláudia Matarazzo – jornalista especialista em etiqueta e comportamento, membro da tradicional família Matarazzo
Fonte: www.claudiamatarazzo.com.br
Fotos: Ilustrativa/Divulgação