Quem curte balada sabe: nada o fará ir embora quando o som está ótimo e a companhia melhor ainda. Ainda que tenha que madrugar para trabalhar.
Segundo o especialista em sono dr. Juan Pareja, a maioria dos adultos precisa dormir 6-8 horas para se sentir descansado pela manhã e em pleno funcionamento durante o dia.
“Quando não dormimos uma noite, é possível recuperar nos dias seguintes, inclusive no fim de semana, mas não muito além disso”, afirmam os especialistas.
Abaixo um resumo do que eles orientam como um passo a passo para que, você consiga funcionar bem no dia seguinte aquela balada inesquecível que você literalmente emendou com o escritório
Tome café da manhã – isso vai melhorar seu humor e o desempenho cognitivo durante a primeira parte do dia, por isso, resista à tentação de não comer nada para economizar tempo. E evite os açúcares, que geram bem estar temporário e aumentam o sono depois de uma hora. Uma torrada com azeite e café é uma boa pedida.
Durante a manhã – sente-se perto de janelas com cortinas abertas: exposição à luz é muito saudável, especialmente no início da manhã e vai servir para até manter alerta. Resista a tentação de usar óculos escuros: além de dar bandeira, eles literalmente aumentam o sono pois trazem conforto e privacidade atrás das lentes.
Encare logo o trabalho: quanto antes melhor para aproveitar a energia do início do dia. Comece pelas tarefas difíceis. Depois, ficará mais cansado – e a preguiça só aumenta.
Dose extra de café – nesse dia ele será seu melhor amigo. Se quiser estar desperto para uma reunião, tome sua segunda xícara de café antes de entrar/começar.
Intervalo de almoço – interaja tanto quanto possível. Se possível, porém considere a opção de cancelar reuniões importantes ou telefonemas para fechar negócios, porque, embora seja melhor permanecer ativo e em contato com as pessoas para evitar a sonolência, não é aconselhável se você tiver que tomar grandes decisões.
Os especialistas afirmam que a pessoa privada de sono é menos capaz de distinguir os sinais não verbais dos demais e fica de mau humor, podendo chegar a ser rude, o que dificultaria fechar um potencial negócio.
Período da tarde – é o mais difícil, quando o corpo, passa por uma queda de energia Se puder cochilar, nem que seja por 20 minutos, no carro ou mesmo sentados, seria ideal.
Até o final do expediente – o ideal é manter-se ocupado com tarefas que não requerem uma atenção extrema, já que, no final do dia, isso é o que você menos vai ter. Estudos apontam que uma pessoa com muito sono, tem dificuldade real de se concentrar por mais de dez minutos seguidos.
Chegando em casa – desconecte de tudo e nem pense em marcar nada nessa noite. Aproveite para tomar um banho demorado, comer algo leve e dormir tudo o que não dormiu na noite anterior. Porque a próxima balada já tem data – e você vai querer estar inteiro!
Por Claudia Matarazzo
www.claudiamatarazzo.com.br
Foto: Ilustrativa/Divulgação
Fotos: Divulgação/Ilustrativas