Estão abertas desde o último sábado, as inscrições para os artistas plásticos de Franca e qualquer parte do país, que queiram expor e participar com suas obras na 40ª. edição do Salão de Novembro de Arte Contemporânea. O evento tem abertura prevista para o dia 22, daquele mês e o prazo para efetivação da inscrição, na Casa da Cultura e do Artista Francano “Abdias do Nascimento” ou mediante o envio por postal, termina no dia 30 de setembro.
O regulamento com as orientações gerais e específicas foi publicado no final de semana na edição do Diário Oficial, contendo inclusive modelos de fichas para inscrição dos pretendentes. O Salão terá como patrono o artista plástico ‘Gaspar Batista dos Reis’ e segundo a Fundação do Esporte, Arte e Cultura (FEAC), a realização do evento busca acima de tudo, despertar o interesse do público pelas artes plásticas contemporâneas, visando descobrir e divulgar novos talentos, enriquecer o acervo iconográfico do município e atrair novos artistas para expor suas obras na cidade.
Estão contempladas nessa edição, a categoria artes visuais do gênero ou modalidade contemporânea, possuindo temática livre, onde serão aceitas obras inéditas e que tenham sido produzidas a partir de 2014. Não pode ter participado de nenhum outro salão de artes, independente de ter ou não recebido premiação.
Classificação das artes
Conforme o previsto no regulamento, entende-se por artes visuais toda manifestação realizada, utilizando as técnicas de produção que manipulam materiais para construir formas e imagens que revelem uma concepção estética e poética em um dado momento histórico, como: Pintura acrílica; Pintura óleo sobre tela; Técnica mista; desenho, gravura; fotografia; desenho; Grafite; Mosaico; Escultura; Instalação; Colagem; Xilogravura; Pirografia. Poderão participar do Concurso, candidatos que tenham acima de 18 anos ou menores com a autorização dos pais, residentes no Brasil, sendo vedada a participação de obras de artistas já falecidos, servidores municipais e estrangeiros.
A inscrição é gratuita e deve ser feita mediante o preenchimento e assinatura da ficha de inscrição, atestando que o candidato está ciente de todas as regras do Regulamento, que concorda com essas regras, que autoriza a exposição da obra, bem como a utilização da mesma, de seu nome, imagem, depoimentos e som de sua voz para a divulgação da realização e do resultado do concurso, inclusive para utilização em campanhas promocionais de futuros Concursos do mesmo gênero, sem qualquer ônus para a Pinacoteca Municipal “Miguel Ângelo Pucci”. Elas serão recebidas até o dia 30 de setembro.
Após o término do Salão, os participantes terão do dia 13 ao dia 17 de dezembro para retirar as obras. Os trabalhos não retirados até a data limite, a menos que tenham sido premiados e a critério do Conselho Técnico Consultivo da Pinacoteca, não poderão integrar o acervo técnico da Pinacoteca Municipal “Miguel Ângelo Pucci”. A Feac decidirá sobre seu destino e utilização.
Cada candidato poderá inscrever até três obras, através de imagens fotográficas produzidas após o ano de 2014, sendo vedadas obras que ultrapassarem a dimensão de 1,0 x 1,0 x 1,0 m, devendo ser assinadas, para fins de averiguação de autenticidade. As fotos das obras (até 3) deverão ser entregues, pessoalmente, ou por Correio na Pinacoteca Municipal “Miguel Ângelo Pucci”, juntamente com um currículo do artista, declaração de doação e ficha de inscrição, na Pinacoteca Municipal, à rua Oscar Brasilino dos Santos, 1531, Centro, Franca, CEP: 14.400-680.
O julgamento das obras será de uma Comissão Julgadora, composta no mínimo por três membros, que selecionará na primeira fase até 30 obras para compor o Salão. O resultado das obras classificadas será publicado até o dia 14 de outubro e deverão ser enviadas para a Pinacoteca Municipal de Franca, até 10 dias, após a seleção da 1ª fase. A realização da 2ª fase será através das obras originais, onde será atribuído o título de 1º, 2º, 3º, lugares, sucessivamente e o resultado será conhecido até o dia 11 de novembro.
Foto: Ilustrativa/Divulgação