/De Bach a Beatles: Sesi/SP e João Carlos Martins fazem Live em celebração ao Dia Internacional da Música

De Bach a Beatles: Sesi/SP e João Carlos Martins fazem Live em celebração ao Dia Internacional da Música

O maestro estará no comando da Bachiana Filarmônica SESI-SP. O concerto contará ainda com a presença da soprano Anna Beatriz Gomes e do tenor Jean William. – (Foto: Divulgação)

Começar a semana com arte é a proposta do SESI-SP e do Centro Cultural Fiesp para celebrar os 80 anos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e antecipar a comemoração do Dia Internacional da Música (1º de outubro). Na próxima segunda-feira, dia 28 de setembro, a partir das 20h, o maestro João Carlos Martins sobe ao palco do Teatro do SESI-SP para comandar a Bachiana Filarmônica SESI-SP em mais um concerto que poderá ser acompanhado por todo o Brasil. A live será transmitida pelas redes sociais do SESI-SP: Youtube e Facebook, e pelos canais oficiais do maestro João Carlos Martins.

No concerto A História da Música, mais de quatro séculos da arte de transformar sons em melodias são representados a partir de um repertório totalmente eclético, que vai do erudito ao popular, de Bach e Villa-Lobos até Beatles, Queen, Elton John e o nosso Poeta do Bexiga, Adoniran Barbosa. O público vai precisar conter a emoção em momentos memoráveis, como nas versões de Love of My Life, de Freddie Mercury, ou de Your Song, canção que ganhou ainda mais fãs após ser tema do filme Moulin Rouge. Soma-se a essas belas e raras cenas as duas últimas músicas da apresentação, quando o maestro João Carlos Martins assume o piano, em um ato de pura superação. O concerto contará ainda com a presença da soprano Anna Beatriz Gomes e do tenor Jean William.

O concerto respeitará o protocolo de segurança estabelecido pelo Espaço Saúde da Fiesp/Ciesp/SESI/SENAI, para diminuir os riscos de contaminação. A equipe de músicos foi reduzida para evitar aglomeração. Além disso, todos vão usar máscaras cirúrgicas de dupla camada e estarão posicionados a uma distância de 1,5 m. Uma proteção acrílica também será instalada entre cada músico.

O concerto será uma homenagem à Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) por suas oito décadas atuando como representante do Brasil nos foros sub-regionais, regionais e internacionais de normatização.

Sobre a Bachiana Filarmônica SESI-SP

Mantida pelo SESI-SP, a Bachiana Filarmônica SESI-SP representa ação relevante no apoio à música erudita e ao desenvolvimento de seus integrantes. Assim, abre múltiplas oportunidades profissionais e leva a cultura da música erudita a milhares de brasileiros. As apresentações abrangem desde o interior do Estado, periferias das grandes cidades, até renomados teatros, difundindo e valorizando a música clássica de alta qualidade técnica e artística. Durante a quarentena, período de distanciamento social imposto pelo novo Corona Vírus, o grupo, sob comando do Maestro João Carlos Martins, tem realizado uma série de lives, aproximando a música erudita a um número ainda maior de pessoas.

Repertório:

Bransle de la Torche
Michael Praetorius (1571-1621)

Aria 4ª corda
Johann Sebastian Bach (1685-1750)

Badinerie
Johann Sebastian Bach (1685-1750)

Minueto
Luigi Rodolfo Boccherini (1743-1805)

Dança Húngara nº 1
Johannes Brahms (1833-1897)

Melodia Sentimental
Heitor Villa-Lobos (1887-1959)
Solista: Anna Beatriz Gomes (soprano)

Parla Piu Piano
Nino Rota (1911-1979)
Solista: Jean William (tenor)

Yesterday
Paul McCartney
João Carlos Martins ao piano

Love of my life
Freddie Mercury
João Carlos Martins ao piano

Your Song
Elton John e Bernie Taupin
Solistas: José Antônio Almeida (piano) e Jean William (tenor)

Trem das onze
Adoniran Barbosa

Maestro João Carlos Martins

Considerado um dos maiores intérpretes de Johann Sebastian Bach (1685-1750), o maestro João Carlos Martins (1940) atingiu um patamar raramente alcançado por outros músicos brasileiros no século XX. Um dos pontos altos de sua carreira foi a gravação da obra completa para teclado desse gênio da música. Logo após, devido a problemas físicos, teve que abandonar a carreira de pianista, canalizando sua paixão para a regência.

Serviço:

A HISTÓRIA DA MÚSICA
Maestro João Carlos Martins e Bachiana Filarmônica SESI-SP
28 de setembro, segunda-feira, 20h